Por Danilo Queiroz
A decisão do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, de decretar a suspensão de eventos com aglomeração, incluindo os esportivos, por cinco dias impactou diretamente na décima rodada do Campeonato Candango. Depois de analisar a situação, a Federação de Futebol do DF (FFDF) consultou os clubes mandantes das partidas do próximo fim de semana e decidiu o que fazer com todas as partidas.
Quatro delas não sofreram nenhuma alteração de data e horário, mas terão os portões fechados aos torcedores. Desta forma, os encontros da 10ª rodada entre Capital x Unaí, no Mané Garrincha, Sobradinho x Luziânia, no Augustinho Lima, Taguatinga x Ceilândia, no Serejão, e Paranoá x Ceilandense, no Abadião, não terão a presença de público nas arquibancadas dos estádios.
Por decisão dos clubes, o jogo entre Gama x Real Brasília, no Bezerrão, teve um destino diferente. Inicialmente marcado para domingo (15/3), o jogo foi remanejado para terça-feira (17/3), às 20h. Caso Ibaneis não prorrogue a decisão, os torcedores poderão comparecer ao jogo. “Os clubes decidiram e a FFDF acatou. Se for estendido, o jogo acontecerá com portões fechados”, informou Daniel Vasconcelos, presidente da federação local.
Apesar de não ter sofrido alterações, o jogo entre Formosa x Brasiliense, marcado para acontecer no domingo no estádio Diogão, ainda corre o risco de não ter público. De acordo com o presidente Vasconcelos, existe a indicação de que o governo de Goiás deve adotar a mesma medida do GDF em breve. “Eles devem soltar um decreto parecido de hoje para amanhã. Se acontecer, a partida terá portões fechados”, explicou.
Brasileirão Feminino também terá portões fechados
Outra agremiação que resolveu acatar a decisão do decreto publicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) foi o Minas/Icesp. No próximo sábado (14/3), o time candango entrará em campo no estádio Bezerrão, no Gama, para jogar contra a Ponte Preta em partida válida pela Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino com portões fechados ao público.