Por Danilo Queiroz
A temporada 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB) está a cada rodada mais tenebrosa para o Universo/Brasília. Depois de um recesso de 18 dias, a franquia da capital federal voltou às quadras na noite desta terça-feira (3/3) em São Paulo para duelar contra o Franca, um dos líderes da competição nacional. Dominado durante todo o jogo, o time de Brasília não foi páreo para os paulistas e foi derrotado por 97 a 71.
Apesar de ter saído na frente com uma cesta de três pontos de Pedrinho Rava, o time candango logo ficou para trás e viu o Franca abrir vantagem no marcador, vendo os paulistas abrirem uma vantagem de oito pontos na partida. A situação candanga piorou quando o ala Gui Bento acabou deixando a partida por lesão. No fim do primeiro quarto, os donos da casa venciam por 31 a 19.
No segundo tempo do jogo no Ginásio Sesi de Franca (SP), os mandantes continuaram confortáveis na partida. Apesar de o Universo/Brasília apresentar breve melhora no conjunto, o time paulista continuou conseguindo converter pontos. Assim, os candangos não encontravam margem para diminuir a diferença que, no fim do quarto, subiu de 12 para 16 pontos, com os times descendo para os vestiários com 47 a 31.
Após o período de descanso, o Universo/Brasília continuou lutando e contava com o bom desempenho ofensivo de Nezinho e Pedrinho Rava. Porém, o sistema defensivo não conseguiu acompanhar e o elenco do Franca continuava mantendo uma margem confortável e encaminhando a vitória. Assim, o time candango terminou o terceiro quarto 20 pontos atrás: 75 a 55.
Com o triunfo cada vez mais distante, o time candango utilizou o último quarto para rodar o elenco e dar minutagem para os jogadores mais jovens. Assim, o time de Franca continuou confortável dentro de quarta e soberano na partida e aumentando sua margem no marcador. A boa atuação paulista foi premiada ao fim do último quarto: 97 a 71 e quinta vitória seguida na temporada confirmada.
Agora, o Universo/Brasília segue em São Paulo para continuar a tour como visitante no NBB 2019/2020. Na próxima quinta-feira (5/3), o time brasiliense volta à quadra para medir forças com o Bauru Basket no Ginásio Panela de Pressão. Com 30 pontos ganhos, a franquia da capital federal ocupa a 13º posição na tabela geral, uma abaixo da zona de classificação para as oitavas de final do torneio.