Por Danilo Queiroz
O caminho do futebol do Distrito Federal na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020 já está traçado. Nesta terça-feira (3/3), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica da competição nacional. Ao todo, 68 times vão brigar pelo acesso para a terceira divisão do futebol brasileiro em uma nova fórmula de disputa. A capital federal será representada pelos dois finalistas do Campeonato Candango de 2019: o Gama, atual campeão, e o Brasiliense, que ficou com o vice na última temporada.
Graças à conquista do título local, o Gama herdou a principal vaga do futebol candango e iniciará a competição nacional diretamente na fase de grupos. Alocado pela CBF no grupo A6 da Série D, o alviverde medirá forças com outras sete equipes do país: Bahia de Feira (BA), Patrocinense (MG), Palmas (TO), Tupynambés (MG), Caldense (MG), Atlético (BA) e vencedor da eliminatória entre Brasiliense e Tocantinópolis. O Periquito estreia na competição em 23 ou 24 de maio.
Por ser uma das federações de pior posição no ranking nacional da CBF, o Distrito Federal acabou perdendo uma vaga na fase de grupos. Com isso, o Brasiliense terá que passar inicialmente pela chamada pré-Série D (entenda a nova fórmula de disputa abaixo). Nesta etapa, o time amarelo terá pela frente o Tocantinópolis-TO. A definição de quem avança será definida em jogos de ida e volta. O mando de campo na segunda partida será do time candango. Se avançar, o Jacaré irá compor o mesmo grupo do Gama.
Mais ampla, a “nova” Série D do Brasileirão de 2020 será disputada em 26 datas de maio a novembro. A fase preliminar da competição nacional ocorrerá em 3 e 10 de maio. Já a fase de grupos será disputada em 14 datas, começando em 24 de maio e findando em 23 de agosto, com jogos no meio e finais de semana. As partidas das quartas de final, etapa que define os quatro clubes que serão promovidos à Série C, estão programadas para 3 e 18 de outubro. Já a grande final do torneio será disputada em 8 e 22 de novembro.
Regulamento terá novidade
Na temporada 2020, a Série D do Campeonato Brasileiro será disputada por mais tempo. Para isso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) modificou o modelo do torneio e criou uma fase preliminar, que terá a participação de oito times das piores federações do país. Com este critério, o Brasiliense acabou “herdando” um dos lugares na seletiva que enviará quatro times para se juntarem aos outros 60 competidores. Os times foram distribuídos em oito chaves, com oito times cada, e terão jogos em ida e volta.
O novo regulamento prevê os quatro melhores colocados de cada grupo na sequência da competição nacional. Os 32 times que seguirem vivos no torneio jogam em sistema eliminatório nas fases 16-avos, oitavas, quartas, semifinais e final. Todas as etapas também serão disputadas com partidas em ida e volta, até a definição do campeão. As quatro agremiações que serão contempladas com as vagas na Série C do Brasileirão serão conhecidas nas semifinais.
Pré-Série D
Ida
Tocantinópolis x Brasiliense
Volta
Brasiliense x Tocantinópolis
Fase de grupos (A6)
Fase de grupos
1ª Rodada
Atlético (BA) x Gama
2ª Rodada
Gama x Brasiliense ou Tocantinópolis (TO)
3ª Rodada
Patrocinense (MG) x Gama
4ª Rodada
Gama x Caldense (MG)
5ª Rodada
Tupynambás (MG) x Gama
6ª Rodada
Palmas (TO) x Gama
7ª Rodada
Gama x Bahia de Feira (BA)
8ª Rodada
Bahia de Feira (BA) x Gama
9ª Rodada
Gama x Palmas (TO)
10ª Rodada
Gama x Tupynambás (MG)
11ª Rodada
Caldense (MG) x Gama
12ª Rodada
Gama x Patrocinense (MG)
13ª Rodada
Brasiliense ou Tocantinópolis (TO) x Gama
14ª Rodada
Gama x Atlético (BA)