19.5 C
Brasília
quarta-feira, 30 de abril de 2025

Forças de segurança definem clássico entre Brasiliense e Gama com torcida única

Pela manhã desta sexta-feira (14/2), Polícia Militar em conjunto com a Federação de Futebol do Distrito Federal, decidiram clássico com torcida única

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo, Bruno H. de Moura e Danilo Queiroz

O clássico verde-amarelo do próximo sábado (15/2) entre Brasiliense e Gama terá uma cor a menos nas arquibancadas. Em reunião na manhã desta sexta-feira (14/2), a Polícia Militar (PMDF) e a Federação de Futebol do Distrito Federal informaram que o jogo terá torcida única e que somente os torcedores do Jacaré poderão estar presentes no estádio Serejão, em Taguatinga.

Com isso, os torcedores do alviverde não comparecerão ao estádio Serejão no clássico, que será válido pela 5ª rodada do Campeonato Candango. Vale lembrar, porém, que a torcida do Jacaré ainda possuí uma restrição. No comunicado enviado ao Distrito do Esporte, PMDF e SSP também ressaltaram que a organizada do Brasiliense está proibida de usar identificações dentro das arenas esportivas do Distrito Federal.

- Continua após a publicidade -

Palco do jogo de sábado, o Serejão passou por duas vistorias dos militares antes de a bola rolar no torneio local. Na primeira, realizada em novembro de 2019, o palco esportivo teve seu uso liberado. Em janeiro, houve uma nova verificação. No fim do mês, o Taguatinga ameaçou não entrar em campo caso o jogo contra o Brasiliense não recebesse público. A situação acabou contornada e a partida aconteceu normalmente.

Procurado pela reportagem do Distrito do Esporte, a Sociedade Esportiva do Gama afirmou não ter sido notificado oficialmente da decisão. Organizadora do Campeonato Candango, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) informou, inicialmente, que teriam as duas torcidas no jogo. Porém, nessa manhã de sexta (14/2), mudou o discurso e decidiu, conjuntamente com a Polícia Miliar, torcida única. O clássico verde-amarelo está marcado para sábado (15/2), às 15h30, no Serejão.

Entenda a cronologia das informações

Quinta-feira (13/02)

  • Às 9:40, a equipe do Distrito do Esporte entrou em contato, através de e-mail, com a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública para indagar quanto ao público e se os laudos do Serejão estava ok.
  • Às 13:08, a Polícia Militar respondeu da seguinte forma:
    Boa tarde
    O jogo terá torcida única, por determinação judicial a torcida do Brasiliense não pode adentrar no estádio.
    Em novembro de 2019, a Polícia Militar do Distrito Federal realizou uma vistoria que liberou o uso do Serejão. Em janeiro, uma nova visita foi feita e verificou que tem condições de receber jogos.
  • Às 13:30, o contato foi feito com o diretor da Federação de Futebol do Distrito Federal, Márcio Careca, e foi respondido que “não chegou nada até nós”.
  • Às 13:42, o Brasiliense Futebol Clube, através de sua assessoria, afirmou não ter sido comunicado de qualquer decisão.
  • Às 13:50, a Sociedade Esportiva do Gama, também por assessoria, disse que não recebeu nenhuma notificação.
  • Às 14:36, a Secretaria de Segurança Pública respondeu:
    Boa tarde.

    A Subsecretaria do Sistema da Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), informa que o estádio Elmo Serejo, o Serejão, localizado em Taguatinga, foi liberado para realização de partidas de futebol após vistoria técnica que avaliou condições estruturais e parte elétrica. O laudo de liberação, expedido pela subsecretaria, é válido até 21 de junho deste ano.
    A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) esclarece que a torcida do Brasiliense não pode adentrar os estádios, conforme determinação judicial. Por isso, o jogo terá torcida única. A PMDF acrescenta ainda que, em novembro do ano passado, a corporação realizou uma vistoria e liberou o uso do estádio. Em janeiro deste ano, uma nova visita foi feita e constatado que o estádio tem condições de jogo.

  • Às 17:21, o contato foi com o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) e foi indagado se a torcida do Brasiliense, citada pela SSP e PMDF, seriam apenas as organizadas ou não. A resposta foi que somente a Facção Brasiliense estava proibida.
  • Às 17:56, em novo contato com Márcio Careca, a confirmação que estava tudo certo e que as duas torcidas poderiam ir ao estádio Serejão.

Sexta-feira (14/02)

  • Às 11:13, o Brasiliense Futebol Clube solta nota oficial informando que a partida será com torcida única.
  • Às 11:29, a Sociedade Esportiva do Gama informa não ter sido notificada da decisão da Polícia Militar e da Federação de Futebol do Distrito Federal.
  • Às 11:50, o Distrito do Esporte entrou em contato com a Ira Jovem, torcida organizada do Gama, que disse não saber da decisão, pois haviam acertado junto à Polícia Militar, escolta para a partida. Veja a nota oficial na íntegra:

    É com surpresa e estarrecimento que a diretoria da Ira Jovem do Gama recebe pela imprensa a informação de que foi determinado jogo com torcida única, neste sábado, no clássico contra o Brasiliense, no Serejão. É importante ressaltar que não há motivos para tal determinação (caso se confirme), já que hoje pela manhã foi acertado com o Capitão Coutinho, do Batalhão de Choque da PMDF, que haverá escolta para a torcida do Gama, o que garante a segurança de torcedores organizados e comuns. Caso a proibição se confirme, é lamentável para todos que amam o futebol do DF.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE