Por Danilo Queiroz
Representante do futebol candango na Copa do Brasil Sub-20 de 2020, o Gama conheceu o primeiro adversário que terá pela frente. Nesta semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio dos confrontos e divulgou as chaves da competição nacional. Garantido no torneio graças ao título candango do ano passado, o time de base do alviverde terá pela frente o Atlético-MG.
O time alvinegro, inclusive, possui bastante tradição no torneio. Em 2017, o Galinho chegou ao título da competição. Além do título, o clube mineiro conta ainda com outras grandes campanhas que renderam um vice-campeonato em 2012 e dois terceiros lugares nas edições de 2013 e 2015. Assim como o Gama, o Atlético-MG chega ao torneio nacional sob a batuta de campeão estadual.
No mesmo sorteio, ficou definido ainda que o mando de campo será do Galo. Quem se classificar terá pela frente o vencedor do confronto entre Tupi-MG e Bragantino-PA. A partida pela competição nacional de base terá data divulgada posteriormente pela CBF. Nona edição do torneio, a Copa do Brasil Sub-20 tem previsão de início marcada para 18 de março. ainda não tem data definida.
Na primeira fase da Copa do Brasil Sub-20, os 32 clubes foram distribuídos em 16 confrontos. O vencedor de cada jogo garante classificação para a próxima fase. A partir das quartas, os jogos ocorrem em ida e volta. Diferente da competição na categoria profissional, não há vantagem do empate para o visitante. Em caso de igualdade, a definição de quem avança será nas cobranças de pênalti.