Por João Marcelo
Encerrando os jogos de meio de semana, Capital e Formosa se enfrentaram nesta quinta-feira (6/2) às 20h sob uma fraca chuva que caía no estádio Bezerrão. As duas equipes vinham de vitória na rodada anterior. O mandante, Capital, invicto, goleou o Paranoá por 4 a 1. O Formosa, em confronto do entorno, venceu o Unaí pelo placar mínimo, sendo os primeiros três pontos na competição.
Quando Marcelo Rudá apitou o início de jogo, a técnica não entrou em campo para nenhum dos dois clubes. Passes errados, finalizações horrendas e pouca efetividade ditaram o tempo inicial. No fim dos 45 minutos iniciais, João de Deus fez de pênalti. Na volta do intervalo, o Capital voltou melhor, atacando, mas não foi efetivo. Já o Formosa soube aproveitar os contra-ataques e marcou duas vezes. A primeira com Mário Neto, em cruzamento de João de Deus e a segunda com Allan Paulista para fechar o placar.
Emoção só no fim com gol de João de Deus
Em meio da garoa, a lentidão e erros de passes ditavam o início de partida. O primeiro lance de perigo saiu apenas aos 15 minutos de jogo, com Romarinho batendo falta forte e vendo o chute passar por cima do gol de Lenon. Aos 28, foi a vez do Formosa chegar ao ataque. Após cruzamento na lateral, Allan Paulista cabeceou para o gol, mas sem susto. Dois minutos depois, Azul recebeu na intermediária, girou, chutou rasteiro e Cleysson defendeu sem dificuldades.
Aos 40, Azul invadiu a área pela lateral e chutou cruzado, a bola passou por todo mundo, ninguém conseguiu tocar e saiu pela linha de fundo. No minuto seguinte, após cobrança de escanteio e trapalhada do sistema defensivo, Everton Cezar cabeceou em cima. A bola sobrou para Allan Paulista e exatamente como seu companheiro, teve a finalização travada pela defesa. Com 45, o árbitro marcou pênalti. João de Deus pegou a bola e deslocou o goleiro Cleysson, abrindo o placar no Bezerrão.
Contra-ataque mortais definem vitória
O início da etapa final seguiu os rumos dos primeiros 45 minutos, com muitos erros de passes. Porém, diferentemente do primeiro tempo, as chances perigosas aconteceram de forma mais rápida. Aos sete minutos, Tanque chutou forte e obrigou Lennon a espalmar para o lado. No contra-ataque, Ronan recebeu na linha lateral, invadiu e chutou em cima de Cleysson. Aos 12, Tanque, ele novamente, arrisca de longe e tira tinta do travessão do goleiro do Formosa.
Com 14 minutos, o Capital chegou com muito perigo. Azul ajeitou de cabeça e Vitão, livre, chutou muito forte, mas Lenon fez um verdadeiro milagre, impedindo o empate. Com 35 minutos, após recuperação de bola, João de Deus partiu em velocidade, deixou Romarinho para trás e cruzou para Mário Neto escorar para o fundo da rede, dois a zero. Aos 42, Allan Paulista partiu livre em disparada, chutou e Cleysson fez boa defesa, mas no rebote, o atacante do Formosa fuzilou e deu números finais a partida, três a zero.
O que vem por aí no Candangão
A terceira rodada ainda não foi finalizada, a partida entre Ceilândia x Brasiliense foi adiada em virtude da participação do Jacaré na Copa do Brasil. Pela quarta rodada, que ocorrerá totalmente no fim de semana, o Capital enfrenta o Taguatinga no estádio Serejão às 11h de domingo (9). O Formosa entra a campo um pouco mais tarde, às 15:30, para enfrentar o Luziânia no estádio Serra do Lago, em Goiás.
CAPITAL 0
Cleysson; Wéverton (Vini), Medeiros, Marquinhos, Romarinho; Lucas Garcia, Fernandinho, Willian, Paulinho Mossoró (Tanque); Azul (Dé) e Vitão.
Técnico: Victor Santana
FORMOSA 3
Lenon; Andrezinho, Elton, Bruno Costa, Rafinha; Caio Carioca, Everton Cezar, Ronan, Mario Neto (Wanderson); João de Deus (Glauber) e Allan Paulista.
Técnico: Heli Carlos