Por Danilo Queiroz
O Jacaré bem que insistiu, mas está eliminado da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (6/2), o Brasiliense recebeu o Paysandu no estádio Serra do Lago, em Luziânia, em confronto válido pela primeira fase da competição nacional. Em jogo bastante movimentado, o Jacaré acabou empatando como Papão por 1 a 1. Como era visitante, o time paraense tinha a prerrogativa de jogar pela igualdade e acabou se classificando enfrentar o CRB (AL) na sequência do torneio nacional.
O início do jogo acabou marcado por apagão que custou caro ao Brasiliense. Após bobear e ver o Paysandu inaugurar o placar logo nos primeiros minutos, o Jacaré se lançou ao ataque e chegou a criar diversas chances na etapa inaugural, mas só conseguiu empatar no início do segundo tempo. Incisivo, o time amarelo continuou em cima e chegou a ter o gol da virada anulado. Porém, apesar de manter a insistência, o clube candango não teve forças e deu adeus precoce à Copa do Brasil.
Gol no início atrapalha o Jacaré
Apesar de precisar do resultado, o Brasiliense começou o jogo atrás e pagou o preço logo aos dois minutos. Após levantamento pela esquerda, Perema subiu mais alto que toda a defesa do Jacaré e abriu o placar para o Paysandu. Aos seis, Marcos Aurélio bateu com força no canto do goleiro Gabriel Leita, mas acabou mandando para fora. Aos 11, o Brasiliense teve grande chance. Peninha cobrou falta na cabeça de Romário, que acabou cabeceando por cima.
Dois minutos depois, novamente Peninha teve calma para criar a joga dentro da área e passou para Zé Love, que acabou furando tentativa de letra. O Paysandu voltou a ameaçar aos 15 em chute de longe que parou em Sucuri. Após o início movimentado, o time paraense passou a controlar mais o jogo, deixando o Jacaré com a bola e esperando o contra ataque. Por sua vez, o Brasiliense passou a ter mais dificuldades de criar chances que levasse real perigo ao gol adversário.
Aos 32, novamente de longe, Alex Maranhão fez Sucuri trabalhar. Na jogada seguinte, Neto Baiano recebeu bom passe e finalizou da entrada da área, mas Gabriel Leite fez grande defesa e salvou o Paysandu. Aos 38, Marcos Aurélio arriscou de longa distância e parou no arqueiro do time paraense. Como boa parte do primeiro tempo que teve cinco cartões amarelos (três para o Jacaré e dois para o Papão), os minutos finais acabaram bastante faltosos e com princípios de discussão.
Jacaré empata no início e tem gol anulado
Na volta para o segundo tempo, o Brasiliense voltou com Romarinho se lançou ao ataque logo nos primeiros segundos, mas não aproveitou. Aos 2, o camisa 20 tentou de fora da área e Gabriel Leite espalmou. Aos 6, o Jacaré chegou ao empate: Marcos Aurélio invadiu a área e, de carrinho, Micael colocou a mão na bola. O próprio camisa dez foi para a bola, deslocou o camisa 1 do Paysandu e recolocou o time amarelo em busca da vaga na segunda fase da competição nacional.
Após diminuir a desvantagem, o Jacaré continuou em cima em busca da virada, mas levou mais tempo para criar chances. Aos 22, Murici tentou de longe e Gabriel fez boa defesa. Aos 24, o Jacaré chegou a virar após Peninha marcar, mas a arbitragem flagrou impedimento por interferência de Marcos Aurélio, que pulou na frente do goleiro do Paysandu. Sem sentir o baque do gol anulado, o Brasiliense continuou ocupando o campo ofensivo em busca de novas oportunidades.
Focando em compactar o sistema defensivo, o Paysandu passou a apostar nos contra ataques. Apesar de ter permanecido no campo de ataque, o Brasiliense passou a ter mais dificuldades de criar chances reais de gol. A situação chegou a ficar crítica para os paraenses quando Anderson Uchoa fez falta forte e acabou expulso aos 42 minutos. Em esquema de blitz total, o Jacaré se lançou ao ataque, mas acabou não tendo forças suficientes para virar e seguir em frente no torneio nacional.
O que vem por aí na Copa do Brasil
Além da classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, o Paysandu garantiu ainda cerca de R$ 650 mil. O adversário na próxima etapa do torneio nacional será o CRB (AL), que na quarta-feira (5/2) eliminou o Independente (PA) ao vencer por 3 a 2. O mandante da partida será definido por sorteio a ser realizado posteriormente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Assim como na fase atual, o time que jogar como visitante terá o direito de jogar pelo empate.
Brasiliense 1
Edmar Sucuri; Alex Murici, Rafael Donato, Badhuga e China; Romário, Aldo, Peninha (Lorran) e Marcos Aurélio; Zé Love (Romarinho) e Neto Baiano (Manoel).
Técnico: Mauro Fernandes
Paysandu 1
Gabriel Leite; Caique Oliveira (Tony), Micael, Perema e Bruno Collaço; Anderson Uchoa, Serginho e Alex Maranhão (; Vinícius Leite, Uilliam (Deivid Souza) e Nicolas.
Técnico: Hélio dos Anjos