22.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

Problema antigo, estádios do DF continuam sem laudos de segurança

Somente o estádio Serejão tem laudo atualmente, mas com vencimento próximo. Mané Garrincha não poderá receber o jogo do Capital na estreia da competição

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo e Bruno H. de Moura

Os laudos  de segurança dos estádios sempre são o maior medo das equipes de futebol durante suas partidas oficiais e, para essa temporada, a situação continuará a amedrontar. Faltando pouco mais de dez dias para o início do Campeonato Candango, poucos palcos têm a documentação necessária para garantir a realização de um jogo. Levando em conta os localizados no Distrito Federal, nenhum, até o momento, está apto para a rodada inaugural da competição.

Segundo a tabela do Candangão, publicada no site oficial da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), três jogos abrirão o campeonato no sábado (25/01): Real x Formosa, às 15:30, Gama x Taguatinga e Capital x Ceilandense, os dois às 16:00. O Leão do Planalto definiu o Serra do Lago como palco, enquanto o alviverde jogará em sua casa, o Bezerrão, e a Coruja começaria sua caminhada no Mané Garrincha. Porém, o estádio nacional não terá condições de receber a partida e o novo local ainda será definido.

- Continua após a publicidade -

A reportagem do Distrito do Esporte procurou o Capital Clube de Futebol e, através de sua assessoria, foi informada que três estádios estão sendo estudados e que uma nova data para a partida também não está descartada. “Estamos dando entrada na documentação para a alteração de data e local do primeiro jogo. Abadião (Ceilândia), Bezerrão (Gama) ou Augustinho Lima (Sobradinho) são as possibilidades. Aí depende da disponibilidade da data solicitada”, detalhou a comunicação do clube.

Segundo apurou a reportagem, Abadião, Bezerrão e Mané Garrincha sofrem do mesmo problema. Nenhum dos três palcos teria conseguido os laudos até o momento, a menos de 10 dias do início da competição. Como os estádios são administrados pelo poder público, os times e a Federação de Futebol do Distrito Federal precisam contar com a boa vontade política de administradores regionais para ter os estádios aptos a tempo.

Outra problemática está com o atual vice-campeão, Brasiliense Futebol Clube. O local escolhido para a sua estreia, o Serejão, também conhecido como Boca do Jacaré, tem laudo válido até a próxima semana – a documentação tem validade de um ano – e está com o gramado bem danificado, devido à falta de cuidado. A diretoria tenta resolver tudo junto à administração de Taguatinga para ter bola rolando em 26 de janeiro, às 15:30, frente ao Sobradinho.

Estádios do entorno com documentação em dia

Se no Distrito Federal os estádios estão impossibilitados de receber jogos oficiais, o entorno consta com todos os laudos em dia. Na rodada inaugural, três jogos serão disputados fora da capital federal. O Serra do Lago, em Luziânia (GO), receberá duas partidas: Real x Formosa (25 de janeiro) e Luziânia x Paranoá (26 de janeiro). Outro local que terá bola rolando é o estádio Urbano Adjuto, em Unaí (MG), recebendo o time da casa enfrentando o Ceilândia.

O terceiro estádio apto a receber partidas oficiais é o estádio Diogo Francisco Gomes, o Diogão, localizado em Formosa (GO). A praça esportiva passou por reforma recente em seu gramado, recebendo uma nova pintura e ainda fará reformulações em sua iluminação, para receber, de uma forma mais eficaz, partidas noturnas. O primeiro confronto em terras formosenses ocorrerá em 2 de fevereiro entre Formosa e Unaí, válido pela segunda rodada do certame. A expectativa do governo local é de que o estádio esteja pronto em 25/01/2020.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P