Por João Marcelo
A abertura do calendário do futebol brasileiro em 2020 será no Distrito Federal. Em janeiro, o Estádio Nacional Mané Garrincha receberá a Supercopa do Brasil, que a partir da próxima temporada reunirá os campeões dos dois principais torneios do país: a Série A do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Com isso, os torcedores de Flamengo e Athletico Paranaense terão a oportunidade de assistir seus times de perto no principal palco esportivo do Distrito Federal.
Os rumores que o estádio candango receberia a partida, marcada para acontecer em 16 de fevereiro, começaram há quatro meses, quando a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) protocolou junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o interesse em sediar o torneio. Com as negociações, a capital ganhou força e saiu vencedora da concorrência pela Supercopa do Brasil. A informação foi confirmada à reportagem do Distrito do Esporte pelo mandatário da entidade local.
“O jogo será mesmo aqui em Brasília”, sentenciou Daniel Vasconcelos, que realizou diversas reuniões in loco com mandatários da CBF nos últimos meses para garantir a disputa do jogo entre Flamengo e Atlhetico no Mané Garrincha. Esta, portanto, será a primeira partida da arena candango em 2020, quando já estará sob o comando do consórcio Arena BSB, que venceu a licitação pública para comandar o principal palco do esporte candango pelos próximos 35 anos.
Torneio teve mudança de data
Inicialmente marcada para 19 de janeiro, a partida única que definirá a Supercopa do Brasil sofreu um adiamento. Com a participação do rubro-negro no Mundial de Clubes, não haveria tempo suficiente para seus jogadores retornarem das férias, o que inviabilizaria a participação dos titulares do clube carioca no torneio. Devido a isso, a CBF soltou uma nota em 24 de novembro, onde não descartou a possibilidade de modificar o dia do jogo que acontecerá no Mané Garrincha. O jogo passou para 16 de fevereiro, um domingo, às 11h.
“A Supercopa do Brasil é uma competição nova no calendário do ano que vem do futebol brasileiro. No início da próxima temporada, Flamengo e Athletico Paranaense disputam o título que reúne os dois campeões nacionais do Brasil (Série A e Copa do Brasil). Previamente marcada para 19 de janeiro, será disputada em jogo único, mas pode ter a data alterada pelo título do rubro-negro na Copa Libertadores da América”, explicou a entidade máxima do futebol brasileiro.