18.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Brasiliense passa a ser melhor candango no ranking da CBF. Gama despenca

Ceilândia, Luziânia, Sobradinho e Brasília completam representantes do Distrito Federal no rankeamento da CBF

- Continua após a publicidade -

Por Bruno H. de Moura

Terminado o ano do futebol dentro do Brasil com a última rodada da Série A no último final de semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (10/12) o mais novo ranking dos times profissionais do futebol nacional.

No topo do levantamento o Palmeiras segue líder absoluto, tal qual nos últimos anos. Porém, o Corinthians deixou o top 5 que agora conta com o Flamengo, vice-líder do ranking. Já o Cruzeiro, segundo time no ranking de 2019, perdeu duas posições após seu rebaixamento à segunda divisão nacional.

- Continua após a publicidade -

Muito distante já há alguns anos da elite do futebol pátrio, os times do DF amarguram, mais uma vez, posições longe do Top 50.

Desta vez, o Brasiliense é o time mais bem posicionado entre as 6 equipes do DF que aparecem no levantamento. O time de Luíza Estevão soma 638 pontos, 159 a mais que no ano passado, e está na 94ª colocação, diretamente atrás do Tubarão/SC e imediatamente à frente do Murici/CE.

Apenas três posições abaixo o Ceilândia é a segunda melhor equipe do quadradinho. O time que disputou durante os últimos anos vários torneios nacionais e era líder no DF no ano passado, caiu da 83ª posição de 2019 para 97º no ranking 2020. Passou de 818 pontos para 614, uma perda de mais de 200. Neste 2019 o Ceilândia não disputou competições nacionais, tal qual não jogará torneios profissionais fora da primeira divisão local em 2020.

Na terceira posição Sobradinho reaparece no levantamento. Após figurar na rabeira do ranking 2018 na última colocação, a equipe não figurou entre os cinco times de 2019 e agora retorna ao ranking, muito pela participação nas Copas Verde e do Brasil, além da Série D. O time soma 330 pontos.

O Luziânia, líder em 2018, vice-líder em 2019, agora é o quarto colocado local. O Gama perdeu uma posição e foi para quinto entre os times que disputam o futebol de Brasília. Porém, no posicionamento geral, o time saiu da 133ª para a 160º colocação e perdeu 155 pontos. Para consolo dos alviverdes, como o Gama terá três torneios nacionais em 2020 a tendência é que no ranking de 2021 a equipe aumente seu posicionamento.

Por fim, o Brasília, que vive uma crise sem hora para acabar desde 2016, perdeu metade dos pontos. A equipe que atua na segunda divisão local e não tem perspectivas de voltar a jogar torneios nacionais antes de 2022, se apega ao título da Copa Verde de 2014 para não deixar o ranking com apenas 75 pontos marcados.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P