Por Lucas Espíndola
A temporada 2020 já começou no Brasiliense. Depois de aproveitarem um recesso de um 30 dias, elenco e comissão técnica do Jacaré voltaram ao batente e se reapresentaram na tarde desta segunda-feira (18/11) no Centro de Treinamentos do clube amarelo, localizado no Setor de Clubes Sul, para iniciar o período de pré-temporada. Ao todo, 33 jogadores estiveram na primeira atividade.
Depois das decepções de 2019, o principal objetivo do Brasiliense é se reinventar. Para isso, o clube foi ao mercado em busca de reformulação. Dos 33 atletas que se reapresentaram, 16 são caras novas que foram contratados no período de inatividade do Jacaré. Todos os reforços que desembarcaram na equipe receberam o aval do técnico Mauro Fernandes. Novos nomes ainda não estão descartados.
Os holofotes ficaram, principalmente, sob os atacantes Zé Love e Neto Baiano. Além disso, os investimentos do Jacaré no mercado também garantiram a contratação de nomes como o meio-campista Marcos Aurélio e o zagueiro Rafael Donato. Muito utilizados na última temporada, Edmar Sucuri, Alex Murici, Gleissinho, China, Badhuga, Aldo, David Manteiga, Peninha e Romarinho também ficam no elenco.
Porém, a reapresentação do Brasiliense também trouxe diversas baixas de jogadores que não fazem mais parte do elenco amarelo. As principais saídas foram a do atacante Maikon Leite e Michel Platini, dos meio-campistas Tchô, David Sacconi e Almir e dos zagueiros Lúcio, Wallace e Welton Felipe. Todos eles acertaram a saída em comum acordo com a diretoria e não jogarão com a camisa amarela em 2020.
Primeiro dia tem conversa e campo
O dia inaugural dos trabalhos no Centro de Treinamentos do Jacaré foi bastante movimentado. O primeiro “compromisso” dos jogadores do elenco amarelo foi uma conversa com o treinador Mauro Fernandes e a diretora de futebol Luíza Estevão. Ambos destacaram a responsabilidade de defender o clube e as expectativas para o trabalho do elenco na temporada 2020.
Depois do bate-papo, os atletas realizaram uma atividade leve na academia do CT do Jacaré e depois já tiveram os primeiros exercícios no gramado, que foi todo renovado por causa das atividades realizadas pela Fifa durante a Copa do Mundo Sub-17. O planejamento interno do Brasiliense prevê a realização de avaliações físicas e exames de rotina até o fim de semana.
A temporada do Jacaré
Em 2020, o Brasiliense voltará a ter uma calendário recheado de competições. O primeiro compromisso do ano é a disputa do Campeonato Candango, torneio em que o Jacaré amargou dois vices seguidos. Na sequência, o time amarelo terá pela frente a Copa Verde, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro, que desponta como principal objetivo pelo fato de valer vaga na terceira divisão nacional.
Elenco
Goleiros: Edmar Sucuri e Fernandes;
Laterais: Alex Murici, Carlinhos, Guilherme, Charles, Gleissinho e China;
Zagueiros: Preto Costa, Badhuga, Rafael Donato, Bruno Oliveira e Thomás;
Volantes: Aldo, Radamés, David Manteiga, Julen Sandy, Romário e Fernando Pires;
Meio-campistas: Peninha, Esquerdinha, Fabinho, Alex, Júlio e Marcos Aurélio;
Atacantes: Edno, Romarinho, Vitor Mariano, Manoel, Zé Love, Lorran, Wallace e Neto Baiano.
Comissão-técnica
Técnico: Mauro Fernandes
Auxiliar-técnico: Luis Henrique
Preparador físico: Odair Mouratto
Preparador de goleiros: Júnior
Auxiliar de prepração física: Artur
Roupeiros: Bira Souza e Felipe
Massagista: Meinha
Queria saber sobre a base se vai ter peneira pra disputa o sub 20
Fala, Wendrel! O Brasiliense não possui equipes de categorias de base, mas fica de olho nas redes sociais de clubes como Brasília, Planaltina e Capital. Eles costumam postar informações de peneiras por lá