Por João Marcelo
A bola oval irá à campo neste domingo (10/11). O Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano (BFA) chega na sua fase semifinal e põe frente a frente uma equipe do Paraná e a outra do Distrito Federal. A representante do quadradinho é o Brasília Pilots, que enfrentarão as meninas do Curitiba Silverhawks. A partida terá início às 13:00 no estádio da Chapadinha, em Brazlândia. O ingresso custará apenas R$ 10,00 levando 1 kg de alimento, carteirinhas e pessoas com uniforme de times de futebol americano de Brasília.
Credenciado à disputar uma vaga na final, o Brasília Pilots chegou ao mata-mata após ter vencido dois jogos na fase classificatória e perdido apenas um. Na rodada de estreia, em 3 de agosto, o time candango venceu o São Paulo Panthers por 40 a 0. Seu segundo jogo contou com a primeira derrota, para o Bangu Castores, por 30 a 12. E a última partida terminou apertada com 30 a 20 para as meninas do Brasília Pilots frente à Portuguesa FA, garantido a vaga na semifinal.
Pelo regulamento, serão dois jogos para definir o primeiro finalista da competição. O primeiro será já neste domingo às 13:00 e o próximo ainda sem data e local definido. O adversário, Curitiba Silverhawks tem a vantagem por ter sido o líder do outro grupo. A equipe paranaense tem um retrospecto impressionante de três vitórias massacrantes (39 a 0 sobre Spartans Football, 34 a 0 contra o Curitiba Cold Killers e por fim, 27 a 0 frente à América Big Riders).
Já na outra semifinal, confronto carioca. O América Big Riders será o mandante do primeiro jogo contra o Bangu Castores. Enquanto o América foi o segundo colocado do grupo 2, o Bangu Castores foi o líder da chave do Brasília Pilots. Das quatro equipes classificadas às semifinais, apenas o Big Riders chegou à uma final. Foram em três oportunidades – em 2015 e 2017 contra o Cariocas FA, e em 2018 frente à Sinop Coyotes – e não venceu nenhuma delas.