Por Danilo Queiroz
A tarde de sábado (9/11) marcou a segunda derrota consecutiva do Universo/Brasília no Novo Basquete Brasil (NBB). Jogando em São Paulo, o time candango fez um jogo abaixo das apresentações anteriores no torneio nacional e acabou sendo superado pelo Paulistano por 86 a 68. A partida foi a última dos brasilienses no primeiro tour realizado longe do Distrito Federal. Em quatro jogos, a equipe conquistou duas vitórias (diante de Pato Basquete e Rio Claro) e duas derrotas (contra o São Paulo e a de hoje).
Sem desfalques, o time do técnico Ricardo Oliveira entrou em quadra com o que tinha de melhor e começou em uma disputa ferrenha pelos pontos com o Paulistano. Comandando por Arthur e Ronald, a franquia candanga conseguiu pular na dianteira por 10 a 7. Apesar do equilíbrio, o time paulista conseguiu se recompor no quarto após pedido de tempo e passou a dar mais trabalho para o Universo, que terminou os dez primeiros minutos de jogo perdendo por 22 a 18.
Os quatro pontos de diferença logo viraram um após cesta de três de Rafa Moreira no início do segundo quarto. Revesando bons momentos como Paulistano, o Universo/Brasília chegou a empatar o jogo em 31 a 31 na metade do período. Porém, a sequência do jogo acabou sendo tenebrosa para os brasilienses. Bastante abaixo do padrão apresentado recentemente, o time candango não conseguiu segurar os paulistas, que dispararam e abriram 43 a 33 no placar.
Depois da conversa no intervalo, o Universo/Brasília voltou à quadra disposto a diminuir a vantagem que havia sido construída pelos donos da casa no marcador. Porém, o que se viu foi um time com bastante dificuldade de vencer a forte marcação imposta pelos jogadores do Paulistano. Diante da ineficiência ofensiva dos visitantes, o time paulista aproveitaram o bom momento para abrir ainda mais distância na dianteira e fechar a terceira parcial vencendo por 65 a 49.
Com os 16 pontos atrás, o time candango foi para o tudo ou nada nos dez minutos finais de jogo. Mais eficiente, o Universo/Brasília abriu 9 a 5 no placar e chegou a trazer certa preocupação no Paulistano, que parou o jogo. Mais tranquilos, os donos da casa passaram a fazer um jogo de segurança, aproveitando a grande margem que tinham de frente. Com isso, os brasilienses acabaram não encontrando forças para voltar ao jogo e saíram derrotados por 86 a 68.
“Nós jogamos com dois adversários muito fortes, que montaram equipes para chegar entre os quatro primeiros. A nossa equipe fez um trabalho duro, defensivo, mas acabamos falhando em alguns combinados defensivos”, analisou o técnico Ricardo Oliveira. “Estávamos com vontade de ganhar, mas agora é ir para casa trabalhar duro e consertar os erros para vencer nos próximos jogos. Alguns jogadores sentiram a viagem, mas faz parte do basquete. Agora, é pensar no Bauru Basket”, completou o ala Ronald.
Agora, o time volta ao Distrito Federal para iniciar a preparação visando os dois próximos compromissos pelo Novo Basquete Brasil (NBB). No próximo domingo (17/11), o Universo/Brasília receberá o Bauru Basket, às 11h, no Ginásio da AsCeb. Quatro dias depois, os brasilienses voltam a atuar dentro de seus domínios contra o Sesi Franca, às 21h. Na sequência, a equipe terá um descanso de nove dias até iniciar mais uma série fora de casa contra São José, Mogi e Basquete Cearense e Unifacisa.