Por João Marcelo e Lucas Espíndola
Após cinco rodadas disputadas, o Candangão Feminino chega na sua etapa final. Uma partida no sábado (2/11) e três no domingo (3/11) agitaram o fim de semana na categoria. As redes balançaram 28 vezes, 19 no confronto entre Paranoá e Minas Icesp, todas para o atual campeão. Quatro para o Ceilândia contra o Santa Maria, três do Real sobre o Cresspom e mais duas no embate entre Brazlândia/As Minas e Estrelinha, com os dois gols para as meninas Sub-18 do Minas Icesp.
Com os resultados, os quatro primeiros times já estão definidos. Real, líder com 16 pontos e saldo 64, pode ser ultrapassado pelo Minas Icesp, que tem a mesma pontuação com saldo 30. O Ceilândia aparece em terceiro, com 13 pontos e saldo 37, ainda podendo assumir a liderança, mas tendo que tirar um saldo impressionantes das Leoas do Planalto. E o último classificado é o Cresspom, que mesmo derrotado e com 10 pontos, não pode ser ultrapassado pelo quinto colocado, Brazlândia/As Minas, com seis pontos.
Ceilândia marca quatro vezes contra Santa Maria
Abrindo a sexta rodada, Ceilândia e Santa Maria tinham pretensões diferentes na competição. O confronto foi o único jogo do sábado (2/11), às 15:30, no CT do Gato, em Ceilândia. Enquanto o Gato Preto mirava a classificação antecipada, a Águia queria voltar a vencer para terminar o certame com uma melhor colocação. Com uma equipe melhor qualificada, as alvinegras se impuseram, fizeram quatro gols e conseguiram o acesso à próxima fase.
Com bola rolando, aconteceu o esperado. Desde os primeiros minutos, o Ceilândia atacou, com chances de gol. O primeiro saiu dos pés da meia Bruna, batendo colocado. Passaram-se poucos mais de dez minutos quando o Ceilândia aumentou o placar, com belo gol, por cobertura de Katyelle. Já no segundo tempo, o terceiro. Katyelle, novamente, fez de cabeça. O Santa Maria ainda teve chances de diminuir, mas Karen defendeu as finalizações. Para fechar o placar, Silvania marcou o quarto.
A semifinal é Real…e mais três equipes
Pela primeira partida do domingo (3/11), ocorrida no clube Cresspom, às 10:00, Cresspom e Real duelavam pelas primeiras posições do campeonato. Enquanto as Leoas do Planalto ostentavam a liderança, as donas da casa ocupavam a quarta posição. Dentro do campo, os tempos foram bem distintos, enquanto o primeiro foi truncado, com entradas fortes, o segundo foi mais técnico, com lances perigosos para os dois lados. Porém, o Real mostrou efetividade e saiu vitorioso da partida.
Ao apito inicial do árbitro, a partida mostrou-se diferente do esperado. Com faltas duras dos dois lados, o jogo de qualidade foi deixado de lado durante boa parte dos 45 minutos iniciais. Porém, já na parte final do primeiro tempo, Jessica Bahia foi derrubada dentro da área e Maiara bateu a penalidade, deslocando a goleira Nágila. No segundo tempo, apareceram as melhores chances. Cresspom acertou bola na trave com Vitória e Dani, atacante do Real, marcou dois golaços, pondo números finais.
Brazlândia/As Minas conquistam mais três pontos
Na tarde nublada de domingo (3/11), o Estrelinha recebeu o Brazlândia/As Minas em busca da segunda vitória consecutiva no torneio. O clube ainda tinha chance de se aproximar mais do pelotão da frente. Mas o time da Ceilândia não contava com boa atuação das meninas do time visitante, superiores durante toda a partida. O time da casa vem mandando seus jogos no campo do Cresspom, já que não pode usar seu local de treinamento para os jogos do campeonato feminino.
O começo do jogo foi bem equilibrado e as chances de gol para ambas equipes eram bem pequenas. O primeiro gol da partida saiu aos 32 minutos da primeira etapa. Depois de uma dividida entre Richelle e a arqueira Jessica, a bola sobrou para a atacante do Brazlândia/As Minas, que só teve o trabalho de empurrar para o gol. Só nos acréscimos do segundo tempo o time visitante ampliou, após a cobrança de pênalti da goleira Mylene. Mesmo com a vitória, a equipe Sub-18 do Minas Icesp está eliminada da competição.
Ão, ão, ão, Marcella Hulk é seleção!
O atual campeão do Candangão Feminino, Minas Icesp, visitou o Paranoá, time que está na última colocação, sem nenhum ponto conquistado e amargando a pior defesa da competição. O time que participa do Brasileirão Série A1 não tomou conhecimento da Cobra Sucuri e aplicou a maior goleada da rodada: 19 a 0. Com esse resultado, a equipe de Singo Santos já está classificada para a próxima fase do certame, restando apenas definir em qual posição.
“As Minas” tomaram conta da partida durante os 90 minutos, se impondo fora de casa diante do Paranoá, no estádio JK. O destaque da partida foi a atacante Marcella Hulk, que marcou seis gols na partida, sendo três no primeiro tempo e mais três no segundo. Camila Pini também se destacou com quatro tentos marcados contra a meta do Paranoá. Suzana, com três gols; Barbará, com dois; Juliana, Kaká, Laine e Natália, com um gol cada, fecharam o placar elástico a favor da equipe visitante.