Por Danilo Queiroz
A festa na abertura da Copa do Mundo Sub-17 foi brasileira. Estreando na competição no gramado do estádio Bezerrão, no Gama, na tarde deste sábado (26/10), o Brasil recebeu o Canadá e não teve dificuldades para conquistar os três primeiros pontos no torneio. Melhor durante todo o jogo, o time da casa não deu a menor chance para os canadenses e, com gols de João Peglow (duas vezes), Franklin (contra), Gabriel Veron conquistou os primeiros três pontos no Mundial em casa.
Nem mesmo a forte chuva que caiu minutos antes do jogo no Gama foi capaz de estragar a festa (e nem o gramado do Bezerrão, que se manteve intacto apesar do temporal). Ao todo, 11.468 torcedores enfrentaram o aguaceiro para empurrar o Brasil. Agora, o time do técnico Guilherme Dalla Déa já volta às atenções para o próximo compromisso no torneio. Na terça-feira (29/10), os brasileiros voltam ao gramado do estádio Bezerrão, às 20h, para enfrentar a Nova Zelândia.
Superioridade brasileira surte efeito
Apresentando um bom jogo coletivo, o Brasil mostrou logo nos primeiros minutos que daria bastante trabalho para o Canadá. Com mais posse de bola e aproveitando sua superioridade técnica, o time da casa desperdiçou boas chances com Gabriel Veron e Talles Magno. Aos 16 minutos, a pressão brasileira surtiu efeito. Veron tabelou com Yan pela direita, deixou três marcadores para trás e passou para João Peglow bater no contrapé do goleiro e marcar o primeiro tento brasileiro.
Depois de abrir o placar, os brasileiros passaram a rodar a bola em busca das oportunidades. Bem postado defensivamente, o time canarinho impedia qualquer criação de ataque canadense. Na frente, o Brasil voltou a ter duas boas oportunidades aos 37 minutos. Primeiro, Talles Magno finalizou de fora da área e Kouadio defendeu parcialmente. Na sobra, Talles Costa também desperdiçou a chance de marcar mais um tento para o time brasileiro.
Aos 40 minutos, o Brasil fez uso da sorte para balançar novamente às redes do selecionado canadense. Em jogada bem tramada, Kaio Jorge recebeu lindo lançamento em profundidade de Daniel Cabral e fez cruzamento buscando Talles Magno. Porém, os brasileiros contaram com a infelicidade do lateral canadense Franklin que, ao tentar afastar, acabou jogando contra o patrimônio. Três minutos depois, o time canarinho quase ampliou com Kaio Jorge, mas o camisa nove parou em Kouadio.
Brasil confirma festa com mais gols
Para os brasileiros, o segundo tempo de jogo começou da melhor maneira possível. Logo no primeiro minuto de jogo, a zaga canadense afastou mal cruzamento de Yan e a bola sobrou para Peglow fuzilar o goleiro Kouadio e marcar o terceiro. Na jogada seguinte, o camisa 10 recebeu de Talles Magno e só não marcou mais um porque parou no arqueiro canadense. O quarto, porém, foi questão de tempo. Aos 10, após nova bobeada do Canadá, Gabriel Veron mostrou oportunismo para aumentar o placar.
Aos 14, Kouadio trabalhou novamente em belo chute de Kaio Jorge. Aos 21, após bate e rebate, a bola sobrou para Talles Magno tentar de calcanhar, parar no goleiro, mas ser ovacionado pela torcida no Bezerrão. Três minutos depois, o Canadá teve sua primeira grande chance no jogo em finalização de Kerr. Atento, o goleiro Matheus fez bela ponte para impedir o desconto. Com a vantagem no placar, os brasileiros passaram a cadenciar mais a partida.
Tocando a bola para fazer o tempo correr, os brasileiros contaram com o apoio da torcida que, aos gritos de “olé”, acompanhava cada passe. Com mais campo, o Canadá criou mais. Aos 37, Matheus apareceu novamente bem ao parar chute de Habibullah. Aos 40, não teve jeito. Pecile desviou um chutão de cabeça para Habibullah. O camisa 7 encontrou Russell-Rowe, que dominou e bateu para o gol, contando com desvio em Henri para superar Matheus. E foi só: Brasil 4 x 1 Canadá.
COPA DO MUNDO SUB-17
Estádio Bezerrão – Gama
Gols: João Peglow (2), Franklin (contra) e Veron
Público presente: 11.468 torcedores
Brasil – 4
Matheus; Yan; Henri; Luan Patrick; Patryck; Gabriel Veron (Matheus Araújo); Daniel Cabral; Talles Costa (Sandry); Talles Magno; João Peglow e Kaio Jorge (Pedro Lucas). Técnico: Guilherme Dalla Déa
Canadá – 1
Kouadio; Franklin, Goulbourne, Pecile e Demina; Facchineri, Priso e Catavolo (Russel-Wore); Nelson (Sean Rea), Kerr e Kane (Habibullah). Técnico: Andrew Olivieri