Por Lucas Espíndola
Conforme foi realizado na primeira divisão do Campeonato Candango de 2019, pegamos todos os jogos que receberam torcedores na Segunda Divisão e fizemos o ranking de média de público dos clubes. Levantamos os presentes das nove rodadas realizadas na competição para também saber qual clube levou mais torcedores aos estádios. O público total da segunda divisão do Distrito Federal foi de 4.331 torcedores, somados nos 45 jogos que teve o certame.
Na liderança do ranking de público em toda competição ficou o Paranoá, campeão e com o acesso garantido à elite de 2020, com média de 273 torcedores por jogo. A Cobra Sucuri fez quatro jogos como mandante, no estádio JK. Em segundo lugar aparece o Brasília. O Colorado levou em média 157 torcedores por partida. Vale ressaltar que o avião fez cinco jogos como mandante, mas um dos jogos foi com portões fechados, então não contabiliza em nosso ranking.
Em terceiro lugar aparece o Samambaense, que terminou em oitavo lugar na Segundinha. A equipe alternou seus jogos em casa entre o Serejão, em Taguatinga, e o JK, no Paranoá, e levou em média 144 torcedores por jogo. O Ceilandense, time que ficou na vice colocação e alcançou o tão desejado acesso, é o dono da quarta posição. O time rubro-negro levou 142 pessoas por jogo, ficando coladinho no Samambaense.
Na quinta posição está o Planaltina. O Galo do Planalto Central teve cinco jogos como mandante, com 138 torcedores por jogo. Abaixo de cem torcedores por jogo, aparece o Cruzeiro, na sexta posição. O Carcará levou aos estádios 77 aficionados por futebol. Na posição abaixo do time azul, está o Botafogo. O time alvinegro fez cinco jogos como donos da casa, mas dois deles foram com portões fechados. 69 espectadores, essa foi a média de público do Glorioso do Cerrado no campeonato.
Na sétima colocação está o CFZ, com público de 26 torcedores por rodada. Vale lembrar que o CFZ fez todos jogos como mandante no Serra do Lago, em Luziânia (GO). Na penúltima posição, está o Samambaia. A Cobra Cipó mandou seus jogos no estádio Serejão. Foram apenas quatro jogos como mandante e um deles ainda foi com os portões fechados. O time verde e amarelo levou em média 22 pessoas por jogo, sendo a segunda pior equipe no ranking.
Na última colocação está o Legião, que chegou a disputar o acesso até as últimas rodadas do campeonato. O clube ficou alternando seus mandos de campo entre o Serra do Lago e o estádio Juscelino Kubitschek. A distância entre um estádio e outro chega a ser de 66,5km, e com isso, o público bem abaixo, apenas 18 torcedores de média por partida. Em uma partida da 5ª rodada, o menor público foi registrado, com o Legião como mandante, e contou com apenas 10 torcedores.
Jogos com portões fechados
Durante a segunda divisão do Campeonato Candango, aconteceu de algumas partidas não receberem público. Contabilizamos 11 jogos com portões fechados, fazendo com que a média de público no campeonato acabasse menos do que fora imaginado por todos. Apenas na última rodada, tivemos três jogos que não receberam público, ou seja, mais da metade das partidas da rodada, com portões fechados.
Jogos com maiores públicos
Paranoá 3×0 CFZ – 1ª Rodada
Público: 465
Brasília 2×2 Botafogo – 3ª Rodada
Público: 329
Paranoá 1×0 Brasília – 4ª Rodada
Público: 316
Jogos com menores públicos
Legião 0x2 Paranoá – 5ª Rodada
Público: 10
Samambaia 0x1 Botafogo – 7ª Rodada
Público: 13
Samambaia 2×3 Planaltina – 3ª Rodada
Público: 15
Ranking da média de público*
- Paranoá – 273 torcedores
- Brasília – 157 torcedores
- Samambaense – 144 torcedores
- Ceilandense – 142 torcedores
- Planaltina – 138 torcedores
- Cruzeiro – 77 torcedores
- Botafogo – 69 torcedores
- Samambaia – 49 torcedores
- CFZ – 26 torcedores
- Legião – 18 torcedores
*Dados coletados nas súmulas disponibilizadas no site da Federação de Futebol do Distrito Federal.
Em negrito, classificados para o Candangão 2020.