Por Danilo Queiroz
Em todo grande evento organizado pela Fifa, a identidade visual dos palcos esportivos que recebem as partidas é um verdadeiro show à parte. Na Copa do Mundo Sub-17, que será disputada no Brasil entre os meses de outubro e novembro, não poderia ser diferente. Com isso, o estádio Bezerrão, no Gama, (uma das quatro arenas que receberá jogos do torneio) está recebendo todos os últimos retoques para transmitir, em todos os sentidos, a magia que envolve a competição.
Na tarde desta quinta-feira (17/10), novas imagens feitas pelo jornalista Douglas Oliveira revelaram mais detalhes da preparação visual feita da Fifa no Bezerrão. Em relação às fotos produzidas pelo página Gama Fanáticos e divulgadas pelo Distrito do Esporte na última terça-feira (15/10), é possível notar que o trabalho de envelopamento já avançou bem nos setores que beiram o gramado do Bezerrão. Na parte interna, como na entrada dos atletas, também já existem imagens.
No layout, os adesivos nas cores da Copa do Mundo Sub-17 já estão dando nova cara ao ambiente do Bezerrão. Nas peças de decoração, além da identificação da competição de base da Fifa, o nome de Brasília também está ganhando destaque. A tendência é que artes dos patrocinadores também apareçam no visual. Há nove dias do primeiro jogo do torneio, os funcionários da entidade máxima de futebol estão trabalhando em ritmo acelerado para concluir o trabalho.
Gramado e outros detalhes já estão prontos
O novo gramado do estádio Bezerrão já está com praticamente tudo pronto para a bola rolar. Agora, o palco gamense conta com uma grama híbrida sisgrass, sendo ela 95% natural e 5% sintética. Segundo a Fifa, a mudança garante que a arena receba mais horas de jogo e tenha recuperação rápida. O modelo é o mesmo usado nos principais torneios internacionais, como a Copa do Mundo, o Mundial de Clubes e a Liga dos Campeões da UEFA.
Visando os jogos do Mundial, a Fifa também concluiu as obras de adaptação do alambrado, que recebeu cuidados e foi ajustado ao modelo e tamanhos recomendados pela entidade. A ação tem o intuito de não dificultar a visão de quem assistir às partidas. Os bancos de reservas também foram substituídos por novos. Outra mudança importante está relacionada à iluminação artificial, que recebeu adequações, já que parte dos jogos da Copa do Mundo Sub-17 será realizada no período noturno.
Jogos no Bezerrão
Ao todo, o estádio Bezerrão será palco de 18 partidas da Copa do Mundo Sub-17. O primeiro deles será em 26 de janeiro, quando a seleção brasileira abre a competição de base diante do Canadá, às 17h. Três dias depois, o Brasil volta à arena gamense, para jogar contra a Nova Zelândia. Times como Itália, Espanha, Paraguai e México também irão desfilar em solo candango. Além dessas partidas, as decisões de terceiro lugar e a grande final do torneio também irão acontecerá no Distrito Federal.
Todos os ingressos para as partidas seguem sendo vendidos com desconto até a próxima quarta-feira (23/10). No período, os torcedores poderão adquirir ingressos para o Mundial pagando a partir de R$ 5,00. Vale lembrar que as entradas garantem o direito de acompanhar as duas partidas previstas para o dia em questão. Os interessados em solicitar os bilhetes devem cumprir todo o processo de compra através do site oficial de comercialização da Fifa.
Jogos do Bezerrão na fase de grupos
Brasil x Canadá – 26/10
Nova Zelândia x Angola – 26/10
Ilhas Salomão x Itália – 28/10
Paraguai x México – 28/10
Brasil x Nova Zelândia – 29/10
Canadá x Angola – 29/10
Ilhas Salomão x Paraguai – 31/10
México x Itália – 31/10
Austrália x Nigéria – 1º/11
Canadá x Nova Zelândia – 1º/11
Camarões x Espanha – 3/11
Itália x Paraguai – 3/11