Por Bruno H. de Moura
A única equipe do Distrito Federal na elite do basquete nacional tem novo treinador. Após rescindir o contrato com André Germano na última segunda-feira (7/10), a diretoria do Universo/Brasília efetivou o então auxiliar do antigo treinador, Ricardo Oliveira, no comando da equipe.
Ricardo já comandava os treinos do Universo/Brasília desde segunda-feira. Na tarde desta quarta-feira (9/10) o treinador foi apresentado como novo efetivo ao grupo de atletas da equipe. O novo comandante do Brasília terá como desafio impor seu método de trabalho em uma semana, pois o time candango estreia em sete dias contra o Botafogo, na próxima quarta-feira (16/10), às 20h no ginásio da ASCEB.
Segundo o portal Metrópoles, o treinador da Lance Livre Esportes, importante escola de basquete da cidade, Michael Swioklo, deve ser contratado como novo auxiliar. Swioklo é velho conhecido de alguns atletas do elenco, como o ala Pedro Mendonça e o armador Gabriel, reforço contratado para esta temporada.
Na última edição do NBB, o time caiu para o Corinthians nas oitavas de final da competição, após primeira fase complicada, passando grande parte da competição na zona de rebaixamento da liga. A equipe terminou na 10ª posição com 38,5% de aproveitamento. Recentemente, o Brasília disputou o torneio amistoso interligas e perdeu todas as três partidas que disputou, com desempenho que desagradou torcedores e diretoria.
O Brasília estreia no NBB 2019/2020 quarta-feira da próxima semana (16/10) no ginásio da ASCEB contra o Botafogo, a partir das 20:00. Dois dias depois encara o poderoso Flamengo, no mesmo lugar, mas às 21:10.