Por Danilo Queiroz
A bola finalmente vai rolar! Nos próximos 22 dias, os olhos de todo o planeta estarão voltados para o Brasil durante Copa do Mundo Sub-17. No Distrito Federal, o estádio Bezerrão, no Gama, será o palco das emoções do torneio, que reunirá os melhores jogadores jovens do futebol mundial. Em edições anteriores, o torneio serviu como trampolim nas carreiras de ídolos do futebol mundial como Gianluigi Buffon, Totti, Ronaldinho, Xavi, Toni Kroos e Neymar.
No esquenta da competição, o Distrito do Esporte preparou um guia para os torcedores já irem entrando no clima do Mundial Sub-17. Aqui, você irá encontrar um panorama completo dos seis grupos da competição, com análise de cada uma das seleções que irão entrar nos gramados brasileiros. Além disso, você também conhecerá os quatro estádios que abrigarão as emoções do torneio. Para facilitar a programação, também disponibilizamos uma agenda com as partidas que serão realizadas em Brasília.
Mais sobre a Copa do Mundo Sub-17
– Ingressos: compre bilhetes para os jogos da competição no Bezerrão
– Lúcio sobre o Mundial: “pode ser trampolim para a seleção principal”
– Veja os nomes que irão representar o Brasil em busca da taça
– Roupa de gala: Bezerrão já está “vestido” para o Mundial Sub-17
– Nascido no Gama, Kaká exalta torneio internacional na cidade
Panorama dos grupos do Mundial
Para a Copa do Mundo Sub-17, a Fifa dividiu as 24 seleções classificadas em seis grupos com quatro integrantes cada. Na primeira fase do torneio, todos jogarão entre si. No fim das partidas, os dois primeiros colocados terão vaga garantida nas oitavas de final da competição. Para completar o chaveamento da fase seguinte, os quatro melhores terceiros lugares também irão avançar para o mata-mata. Confira uma análise de cada uma das chaves que compõem o torneio.
Grupo A
A Seleção Brasileira terá uma chave interessante para ver como lidam com a pressão de jogar diante da própria torcida após a decepcionante participação no Campeonato Sul-Americano. Já o Canadá chegou às semifinais da CONCACAF com um promissor grupo de jovens, enquanto a Nova Zelândia desembarca no Brasil como campeã da Oceania. Angola é o único estreante africano e chega depois de ter realizado a sua melhor campanha no torneio continental.
Grupo B
Recordista em títulos da categoria com seis conquistas, a Nigéria não teve a sua melhor participação nas eliminatórias africanas e estreará contra uma Hungria ambiciosa, que regressa à competição após um hiato de 34 anos de ausência. O Equador teve bons momentos de futebol ofensivo durante o Sul-Americano, ao passo que a Austrália soube superar o mau começo no torneio asiático para chegar às semifinais e assegurar a sua classificação ao Mundial.
Grupo C
Duas vezes campeã asiática, a Coreia do Sul fará a sua estreia no Mundial Sub-17 diante do surpreendente Haiti, que, dirigido por um brasileiro, brilhou nas eliminatórias da CONCACAF e carimbou passaporte para a Copa do Mundo Sub-17 pela segunda vez na história. A França se apresenta como adversário poderoso graças a uma excelente geração de atletas. Já o Chile foi protagonista do Campeonato Sul-Americano, sagrando-se vice-campeão pelo saldo de gols.
Grupo D
Na visão de críticos esportistas, o grupo D da Copa do Mundo Sub-17 desponta como a chave mais equilibrada da competição de base. Atuais vice-campeões do torneio da CONCACAF na categoria, os Estados Unidos terão um rival duríssimo já na primeira fase: a Holanda, atual bicampeã europeia. Outra seleção que chega como detentora do título do seu continente é Japão. Para fechar o quarteto, Senegal apostará em jogadores de muita velocidade para brilhar.
Grupo E
O grupo E é um forte candidato a ser o grupo da morte no Mundial Sub-17. A Espanha é renomada pela qualidade dos jogadores da sua base e pode definir os rumos da chave logo na estreia contra a boa seleção da Argentina, atual campeã sul-americana. Camarões também conquistou o título do seu continente graças a uma defesa ferrenha, enquanto a valente equipe do Tadjiquistão surpreendeu muita gente antes de terminar como vice-campeã das eliminatórias asiáticas.
Grupo F
Seleção mais tradicional do grupo F, a Itália conta com uma interessante geração de vice-campeã no último campeonato europeu da categoria e terá um rival muito complexo na seleção mexicana, sempre forte nas competições de base. O aguerrido Paraguai também chega com chances de avançar aos mata-matas, e as Ilhas Salomão, que cativaram a Oceania com um futebol fluido e ofensivo, chega para tentar surpreender na sua primeira participação em Mundiais Sub-17.
Bezerrão: o palco do show no Distrito Federal
Às 17h de 26 de outubro de 2019, o estádio Bezerrão, no Gama, entrará definitivamente para a história do futebol mundial quando as seleções de Brasil e Canadá entrarem no gramado para realizar a partida de abertura da Copa do Mundo Sub-17. Além da partida de abertura, o palco gamense receberá ainda outros 17 deles. O último compromisso será a grande final da competição que reunirá em solo brasileiro os melhores jogadores jovens do planeta.
“O Bezerrão tem a capacidade e as instalações corretas para a competição. Será uma emoção muito grande levar esse torneio cativante a localidades que nunca receberam um Mundial da FIFA. Graças ao excelente trabalho e à grande contribuição da CBF e do COL, estou convencido de que tanto as seleções participantes como os torcedores e todos os envolvidos na organização desfrutarão das melhores condições possíveis”, previu Colin Smith, diretor da Divisão de Torneios e Eventos da FIFA.
As outras três sedes escolhidas para receber os jogos da Copa do Mundo Sub-17 são o estádio Olímpico e o estádio da Serrinha, ambos localizados na cidade de Goiânia, em Goiás, e o estádio Kléber Andrade, em Cariacica, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. A escolha dos palcos esportivos foi baseada no desejo da FIFA e do Comitê Organizador Local de levar todas as emoções do evento a comunidades que nunca viram uma competição da entidade tão de perto.
Jogos da Copa do Mundo Sub-17 no Bezerrão
Fase de grupos
26/10 – Brasil x Canadá
26/10 – Nova Zelândia x Angola
28/10 – Ilhas Salomão x Itália
28/10 – Paraguai x México
29/10 – Brasil x Nova Zelândia
29/10 – Angola x Canadá
31/10 – Ilhas Salomão x Paraguai
31/10 – México x Itália
1/11 – Austrália x Nigéria
1/11 – Canadá x Nova Zelândia
3/11- Camarões x Espanha
3/11 – Itália x Paraguai
Oitavas de final
6/11 – Oitavas de final: Primeiro lugar do grupo A x Terceiro lugar de um dos grupos C,D ou E
6/11 – Oitavas de final: Primeiro lugar do Grupo D x Terceiro lugar de um dos grupos B, E ou F
Semifinal
14/11 – Semifinal
14/11 – Semifinal
Final
17/11 – Disputa do terceiro e quarto lugar
17/11 – Final