Por João Marcelo
Com pouco menos de um mês para o início da Copa do Mundo Sub-17, a Seleção Brasileira precisou mudar o planejamento para dois jogadores: Reinier e Talles Magno. Os clubes dos atletas, Flamengo e Vasco, demonstraram insatisfação com as convocações e cogitaram a não liberação. Porém, uma nota oficial emitida pela Confederação Brasileira de Futebol na tarde desta sexta-feira (27/9), libera-os para atuarem no Campeonato Brasileiro em duas rodadas.
A Copa do Mundo Sub-17 terá bola rolando a partir de 26 de outubro, mas os 21 atletas convocados por Guilherme Dalla Dea estarão desde 7 de outubro à serviço da Seleção. Entre eles, Reinier e Talles Magno. Mesmo em preparação para o Mundial, a CBF autorizou que os atletas disputassem a 24ª e 25ª rodadas do Brasileirão. Com isso, o Flamengo contará com Reinier nas partidas contra Atlético-MG (10/10) e Athlético-PR (13/10), e o Vasco poderá escalar Talles Magno nos jogos contra Avaí (10/10) e Fortaleza (13/10).
Flamengo e Vasco na bronca com a CBF
Na visão dos rubro-negros, a CBF estaria prejudicando o clube. Com as convocações de Gabriel Barbosa e Rodrigo Caio para as seleções principais – o técnico da seleção, Tite, havia dito que convocaria apenas um jogador de cada clube para não prejudicá-los -, o Flamengo solicitou a desconvocação de Reinier. A alegação é de que o Mundial não é data Fifa, portanto, não há obrigatoriedade de liberar o jogador. O vice-presidente de futebol, Marcos Braz, cogitou ir à justiça para não liberar o meio-campo.
Já no Vasco, o pensamento era de perder um dos principais nomes do elenco atual. Apesar de jovem, Talles Magno vem sendo frequentemente escalado como titular e é um dos pilares do time. E sabendo que poderia perder seu atleta por até 10 rodadas, a diretoria cruzmaltina também usou a não obrigatoriedade de liberação como motivo de desconvocação. Inicialmente, solicitou que o atleta se apresentasse somente em 16 de outubro, mas aceitou a contraproposta.
O Brasil estreia no Grupo A em 26 de outubro contra a seleção do Canadá às 17:00 no estádio Bezerrão. Nova Zelândia (29/10), também no Bezerrão, e Angola (1º/11), no estádio Olímpico (GO), serão os outros adversários de sua chave. O estádio do Gama ainda receberá mais 17 partidas, dentre elas, a disputa do terceiro lugar e a final, ambas em 17 de novembro. As vendas dos ingressos para todos os jogos estão disponíveis no site da FIFA.