Por Danilo Queiroz
A manhã de sábado (14/9) foi de retomada para o Ceilandense na Segunda Divisão do Campeonato Candango. Jogando diante de sua torcida no estádio Abadião, em Ceilândia, o rubro-negro recebeu o CFZ em jogo válido pela quarta rodada e, depois de dois tropeços seguidos na competição de acesso à elite do futebol local, se reencontrou com os três pontos após vencer por 2 a 0. Os gols do triunfo foram marcados por Marquinhos e Betinho.
Com a vitória, o rubro-negro chegou aos sete pontos e entrou, momentaneamente, na zona de classificação para o Candangão. Na parte contrária da tabela, o CFZ estacionou na oitava posição, com três pontos, e está cada vez mais longe da briga pelo acesso. No próximo sábado (21/9), o Ceilandense atuará como visitante contra o Cruzeiro. O jogo está marcado inicialmente para o Augustinho Lima. No domingo (22/9), o CFZ vai até o Mané Garrincha para medir forças com o Brasília.
Ceilandense cria, mas João Alberto fecha o gol do CFZ
Querendo aproveitar o fator casa, o Ceilandense optou pela posse de bola desde os primeiros minutos. A primeira jogada perigosa rubro-negro foi em bola alçada na área e desviada contra o patrimônio pela zaga do CFZ, mas o goleiro João Alberto cresceu e impediu o gol. Jogando nos contra ataques, o time visitante passou a ficar mais no campo ofensivo, mas pecava na hora de infiltrar na área. Porém, que assustou dessa forma foram os visitantes.
Em jogada rápida, Betinho recebeu pela direita, mas novamente João Alberto salvou o CFZ. O camisa 1 visitante apareceu novamente e pegou finalização de Marquinhos. A sobra ficou com Dadinho, que não aproveitou. A pressão continuou logo no lance seguinte. Willian recebeu na área, mas finalizou por cima do gol. As duas melhores chances do CFZ também surgiram em sequência. Primeiro, Leozinho perdeu dentro da área. Na sequência, Vini tentou de longe, mas também não acertou o alvo.
Animado com as oportunidades criadas na partida, o CFZ se soltou e tentou novamente de longe com Barreto, que acabou tirando tinta da trave do goleiro Léo. Porém, quem encontrou o caminho das redes foi o time rubro-negro achou o caminho. Aos 40 minutos, Marquinhos pressionou na marcação, roubou a bola de Davi Lima e invadiu a área. Esbanjando tranquilidade, o jogador limpou o arqueiro João Alberto e, com o gol aberto, inaugurou o placar no Abadião.
Ceilandense mata o jogo com Betinho
Na volta para o segundo tempo, os dois times passaram a sentir o forte calor que fazia em Ceilândia. Com isso, as chances de gol acabaram sendo escassas nos primeiros dez minutos. Tentando modificar o panorama e chegar ao empate, o CFZ passou a usar as laterais para alcançar o objetivo. Em um dos lances, Matheus Nolasco fez boa jogada e passou para Fernando Sampaio, porém, o jogador acabou pegando muito mal na bola e mandou longe da meta do goleiro Léo.
Parecendo satisfeito com o resultado, o Ceilandense passou a brecar o jogo em busca de controlar as ações. Mesmo assim, o rubro-negro ainda ameaçava. Em uma das chances, Marquinhos acabou pecando na finalização da entrada da área e chutou fraco. Tentando matar a partida, o rubro-negro apertou até chegar ao segundo gol. Betinho recebeu de Mirandinha na entrada da área e contou com o desvio na zaga do CFZ para matar o goleiro João Alberto e aumentar a vantagem.
Com o triunfo encaminhado, o Ceilandense passou a esfriar o jogo no estádio Abadião valorizando cada posse de bola que tinha. Mesmo mostrando cansaço, o CFZ ainda tentou encontrar forças para encaixar um ataque e diminuir a diferença no marcador. Porém, os visitantes não tiveram sucesso nas tentativas e pouco ameaçaram a meta do goleiro Léo. Melhor para o rubro-negro, que garantiu a vitória por dois a zero e garantiu mais três pontos na luta pelo acesso.