21.5 C
Brasília
quarta-feira, 14 de maio de 2025

Atleta dinamarquês marca na estreia do Capital no Candanguinho Sub-20

Joshua Awaga tem 19 anos e balançou as redes diante do Ceilandense, no Estádio JK. O atleta conversou com a reportagem do Distrito do Esporte, contou como veio parar no Capital e também falou sobre dificuldades e expectativas no Brasil

- Continua após a publicidade -

No último fim de semana aconteceu o pontapé inicial no Campeonato Candango Sub-20, carinhosamente chamado de Candanguinho. A competição local reúne 20 times que vão em busca do título, além de uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior da próxima temporada e também na Copa do Brasil da categoria. Em meio aos jogos da primeira rodada, um jogador estrangeiro do Capital chamou atenção.

Na manhã de domingo (11/5), o Tricolor Candango recebeu o Ceilandense no Estádio JK e venceu por 2 a 0. Autor do primeiro gol, Joshua Awaga recebeu sozinho dentro da área após cruzamento, e mandou para o fundo da rede, sem chances para o goleiro adversário. O nome diferente chama a atenção de quem acompanhou o confronto na praça esportiva ou também pelos espectadores na TV Capital, pelo YouTube.

Joshua Awaga tem 19 anos e mora no Distrito Federal há cerca de quatro meses. O atleta é natural da Dinamarca e possui dupla cidadania. Além de ser dinamarquês, Awaga também é togolês. Antes de chegar ao Brasil, o jovem jogador estava atuando no Naestved Sub-19, da Dinamarca, onde disputou a competição nacional da categoria. Na carreira, ele também passou pelo Amager e também pelo HB Köge, ambos do país europeu.

- Continua após a publicidade -
Joshua Awaga - Capital x Ceilandense - Candanguinho Sub-20 - Campeonato Candango Sub-20
Foto: Mateus Dutra/Distrito do Esporte

Como Joshua Awaga veio parar no Capital?

O Capital possui um parceiro que atua na Europa em busca de atletas que tenham qualidade e que desejam atuar em solo brasileiro. A mesma pessoa que indicou o ganês Michael Quarcoo, que se destacou na Copinha anteriormente, é o mesmo que realizou as tratativas com o novo agente de Joshua Awaga para atuar no Brasil. Em contato com a reportagem do Distrito do Esporte, o atleta contou um pouco sobre essa transição.

“Eu estava morando com minha mãe, meu pai, meus três irmãos, era um lar saudável. Eu estava feliz, mas queria tentar algo novo, então meu pai tem um amigo chamado Nelson, que é meu agente. E meu agente tem alguns contatos no Brasil, e sim, foi assim que eu fui para o Brasil”, comentou o atleta. Inicialmente, Awaga teve um pouco de dificuldade com o clima em Brasília, já que antes morava com a família na Dinamarca.

“Estava com um pouco de dificuldade por causa do clima. Porque no Brasil é muito quente, se você estiver comparando com a Dinamarca. Porque a Dinamarca é um país muito frio, então eu tive um pouco de dificuldade. Levei uns dois meses para me sentir bem, para me acostumar com o clima”.

Clique e saiba mais

Capital x Ceilandense - Candanguinho Sub-20 - Campeonato Candango Sub-20
Foto: Mateus Dutra/Distrito do Esporte

Experiência no Capital e vivência no Brasil

Após deixar a Dinamarca em busca de novos ares em solo brasileiro, Awaga teve uma mudança drástica, trocando o clima frio pela tropicalidade da América do Sul. Ao Distrito do Esporte, o atleta falou sobre Brasília, dificuldade com a língua e o que espera atuando no Capital. “Moro aqui há quase quatro meses. Cheguei em fevereiro e a cidade é linda, faz calor. Todo mundo é muito simpático, mas é um pouco difícil porque ninguém fala inglês. Então, sim, essa é a parte mais difícil do Brasil. Eu estou ansioso pelo Campeonato Candango Sub-20 e espero chegar à Copinha ou a Copa do Brasil. Também espero em breve jogar pelo time principal, estrear e marcar meu primeiro gol”.

Questionado sobre a convivência com outros atletas, Awaga diz que todos são simpáticos e conta com a ajuda de alguns jogadores em relação ao português. “Sou amigo de toda a equipe e todos são simpáticos. Acho que todos são como eu, porque sou um pouco diferente, porque acho que é a primeira vez que eles convivem com um jogador dinamarquês e são muito gentis comigo. Eles me ajudam muito. Às vezes, eles traduzem as coisas para mim quando eu não entendo, principalmente nos treinos. Estou muito feliz. Estou ansioso pelo futuro”, concluiu Joshua Awaga.

Autor do primeiro gol do Tricolor Candango no Candanguinho Sub-20, o jogador falou sobre a sensação de balançar as redes com a camisa do Capital diante do Ceilandense. “Fiquei muito feliz, foi uma ótima sensação marcar meu primeiro gol no primeiro jogo no Campeonato Candango Sub-20”, concluiu. O segundo tento da partida foi marcado pelo centroavante Andryl.

O que vem por aí?

O próximo passo de Joshua Awaga dentro do Capital é a segunda rodada do Campeonato Candango Sub-20. O Tricolor Candango vai a campo no sábado (17/5), às 15h30, no Estádio JK. A equipe enfrenta o Riacho City. Além desse confronto, outros oito jogos serão realizados durante o dia 17 de março, enquanto no dia seguinte, Ceilandense e Brasiliense encerram a segunda rodada do Candanguinho da atual temporada.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE