No último domingo (13/4), o Real Brasília entrou em campo pela quarta rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro. As Leoas do Planalto venceram o Red Bull Bragantino por 2×1, de virada, com gols de Maiara e Dani Silva. Antes de enfrentar o representante do Distrito Federal, as Bragantinas estavam invictas na elite do futebol nacional, enquanto o clube aurianil já havia perdido duas vezes no certame. Aliado da equipe feminina, o Estádio Defelê se transforma em fortaleza em jogos das meninas no Brasileirão.
Na atual temporada, o Real Brasília está atualmente na 8ª colocação da Série A1 do Campeonato Brasileiro, com seis pontos conquistados. Até aqui são duas vitórias e duas derrotas das Leoas do Planalto. Os triunfos foram diante do Sport, fora de casa, e contra o Red Bull Bragantino, no último fim de semana. Os três pontos deixaram o representante do Distrito Federal no G8 da competição local, podendo entrar no G4 na próxima rodada a depender dos outros resultados.
A vitória diante do Bragantino foi no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o Defelê, na Vila Planalto. Esta foi a única partida na atual temporada do Real Brasília até então no Defelê. O outro duelo realizado no quadradinho foi no Estádio Bezerrão, onde as meninas da equipe não estão acostumadas a mandar seus jogos. Nunca rebaixado à Série A2 do Campeonato Brasileiro, o retrospecto do Real Brasília dentro da praça esportiva da Vila Planalto chama bastante atenção.
Desde 2021 na elite do futebol feminino nacional, o Real Brasília já enfrentou adversários 29 vezes como mandante na Série A1 do Campeonato Brasileiro. Nessas partidas, as Leoas do Planalto venceram 17, empataram nove e perderam somente três duelos, tendo um aproveitamento de 74,14%. Neste período na primeira divisão, além do Defelê, o clube jogou três confrontos em três estádios como mandante: Mané Garrincha, Bezerrão e Serra do Lago.
Clique e saiba mais
- Em casa, Apcef/Adef vence na estreia da Liga Feminina de Futsal
- Distrito Federal recebe etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia
- Capital anuncia contratação para a disputa da Série D e Copa do Brasil
O aproveitamento nas outras praças esportivas mostra a importância do Defelê, já que o Real Brasília soma apenas uma vitória e duas derrotas nos outros estádios. Quando fez sua estreia na Série A1 do Brasileirão, as Leoas do Planalto disputaram seis jogos no Estádio Defelê, venceram duas e empataram quatro duelos. No ano seguinte, a equipe continuou sem ser derrotada no Defelê. Em sete jogos disputados, a equipe aurinail venceu seis e empatou um.
O primeiro revés no Estádio Defelê aconteceu somente na Série A1 de 2023, no confronto diante do Palmeiras. As Palestrinas venceram por 3 a 0. No jogo seguinte em casa, o Real Brasília também foi derrotado pelo Santos. Depois, a equipe somou quatro vitórias e dois empates no quadradinho. No ano seguinte, o retrospecto da equipe foi bem parecido, porém, as Leoas do Planalto perderam somente uma partida. Confira os números abaixo.
Histórico do Real Brasília atuando no Estádio Defelê na Série A1 temporada por temporada
2021 – 6 jogos – 2 vitórias/4 empates
*A vitória diante do Internacional por 1×0 não foi considerada, já que o duelo foi no Serra do Lago
2022 – 7 jogos – 6 vitórias/1 empate
*O duelo das quartas de final contra o Corinthians, quando o Real Brasília perdeu por 2×0, não foi considerado, já que o confronto ocorreu no Estádio Mané Garrincha
2023 – 8 jogos – 4 vitórias/2 empates/2 derrotas
2024 – 7 jogos – 4 vitórias/2 empates/1 derrota
2025 – 1 jogo – 1 vitória
*A derrota na primeira rodada não foi considerada, já que o confronto aconteceu no Bezerrão
Retrospecto do Real Brasília na Série A1 do Brasileirão atuando no Defelê – 29 jogos – 17 vitórias/9 empates/3 derrotas – 74,14% de aproveitamento
O retrospecto dentro de casa já ajudou bastante o Real Brasília em outros anos na Série A1. Na edição de 2022, a ótima campanha fez as Leoas do Planalto avançarem de fase pela primeira vez na história, terminando na 5ª colocação. Nas outras temporadas, o ótimo histórico dentro de casa foi de bastante ajuda na luta contra o rebaixamento.
O próximo compromisso do Real Brasília na Série A1 do Campeonato Brasileiro é nesta quarta-feira (16/4). As Leoas do Planalto viajam até Feira de Santana, na Bahia, para enfrentar a equipe tricolor. A bola rola às 15h no Estádio Joia da Princesa. O Bahia está atualmente na 12ª posição na elite do futebol feminino nacional, com cinco pontos conquistados. Já o Real Brasília está em oitavo, com um ponto a mais.