Por Danilo Queiroz
A Copa do Mundo Sub-17, que será realizada no Distrito Federal em outubro e novembro, já está modificando a rotina dos times da capital federal. O primeiro a sentir os efeitos positivos do mundial em solo candango foi o Brasília, que fechou a realização de dois encontros diante da seleção de Camarões. Em um deles, o Colorado entrará em campo com o time profissional, que está em meio a disputa da Segunda Divisão local. O segundo compromisso será cumprido pelos juniores do Avião.
O primeiro jogo está marcado para domingo (6/10), quando a equipe sub-17 do Brasília enfrentará os camaroneses em jogo-treino no estádio Serra do Lago. O time será reforçado ainda por alguns profissionais que não estão sendo utilizados na Segundinha. Já na quarta-feira (9/10), será a vez do time profissional do Colorado fazer um amistoso contra o selecionado do país africano às 15h30 no estádio Serejão, em Taguatinga. As partidas será realizada com entrada condicionada a doação de 1kg de alimento não perecível.
Os dois testes diante dos jogadores do Brasília estão no cronograma oficial de preparação da seleção de Camarões para a Copa do Mundo Sub-17. Durante a competição, os africanos também têm compromissos oficiais no Distrito Federal, que terá o estádio Bezerrão, no Gama, como palco no torneio. Ao todo, a arena gamense irá receber 18 jogos, entre eles estão as partidas de abertura, as duas semifinais, a decisão de terceiro e quarto lugar e a grande final do torneio.
Copa do Mundo Sub-17
Durante o período de disputa da Copa do Mundo Sub-17, 24 seleções irão desfilar em território nacional. A Fifa dividiu as equipes classificadas em seis grupos de quatro times. Os melhores colocados avançam para as oitavas de final e vão se enfrentando no formato mata-mata até a finalíssima do torneio. Com cinco conquistas, a Nigéria é a maior vencedora do torneio. Os africanos, inclusive, são os atuais campeões. A seleção brasileira é a segunda maior vencedora da história com três títulos.