Por Danilo Queiroz
Faltando 25 dias para o início da Segunda Divisão do Campeonato Candango, os clubes participantes começam a divulgar seus elencos e outros detalhes para disputar o acesso à elite do futebol local. Um dos clubes envolvidos na competição, o Brasília segue com o planejamento a todo vapor e, aos poucos, anuncia as primeiras contratações do time. Além de nomes experientes, o Colorado optou por aproveitar atletas dos juniores que disputaram o torneio da categoria nos últimos meses.
Conforme antecipado pelo Distrito do Esporte em junho, o Brasília será comandado pelo técnico PC Alencar. O experiente profissional começou a temporada no comando do Bolamense e mais recentemente esteve a frente do próprio Avião na disputa do Candanguinho. Segundo o clube, o treinador já conta com o elenco completo nas atividades de pré-temporada. Sobre os nomes que vestirão a camisa colorada, o direção optou por apresentar as novidades para 2019 em etapas.
Na primeira delas, durante a última semana, o Colorado confirmou que 16 jovens que disputaram o Candanguinho foram promovidos ao elenco profissional que disputará a Segunda Divisão. Os aproveitados pelo técnico PC Alencar serão os goleiros Bruno e Gabriel, os zagueiros Maicon, Scardua, Davi e Tata, o lateral Ramon, os volantes Iury Raone, Lucas Brasília e Marcos Antônio, os meio-campistas João Pedro, Vitin e Manu e os atacantes Clésio, Jefin e Lázaro.
O segundo ciclo de divulgação do elenco compreende os anúncios dos nomes contratados e começou na última segunda-feira (29/7). O primeiro deles foi experiente goleiro Márcio Fernandes, que disputou o último Campeonato Candango pelo Luziânia e estava vestindo a camisa do Interporto/TO. Já nesta terça-feira (30/7) o Colorado confirmou a contratação do atacante Gazito, que já passou por clubes como Feirense-BA, Planaltina, Santa Maria, Caiçara-PI e Frei Paulistano-SE.
Clube também tem partidas
Uma porta recepciona os novos atletas e a outra registra a despedida de destaques. Na última semana, o Brasília oficializou a saída de alguns nomes que disputaram o Candanguinho com a camisa do clube. Curiosamente, o destino do zagueiro Matheus Balbuena, do lateral Japa, do meia-atacante Edu Alves e do atacante Matheus Lisboa é o mesmo. Todos eles deixaram o Distrito Federal para tentar a sorte no Alcanenense, clube do futebol de Portugal.
Estreia na Segundinha será em 24 de agosto
Caso o planejamento se confirme, o Brasília terá cerca de 45 dias para se preparar em busca de um lugar no Candangão 2020. Na Segundinha, o Colorado tem o primeiro compromisso marcado para 24 de agosto, dia da estreia da competição. O adversário na estreia da divisão de acesso será o Planaltina. Em 2019, o torneio será disputado em sistema de pontos corridos, com todos os participantes se enfrentando. Os dois melhores ao fim do torneio garantem as vagas na primeira divisão local.