A oitava rodada do Candangão BRB 2025 contará com uma novidade. Utilizado na semifinal e na decisão do Campeonato Candango nas últimas temporadas, o VAR, árbitro assistente de vídeo, entrará em ação na parte final da primeira fase nesta temporada. O confronto entre Paranoá e Real Brasília, que acontecerá na tarde deste sábado (22/2), no Estádio Defelê, às 16h, será responsável por receber o teste do equipamento na competição local.
A utilização da tecnologia do VAR ainda na primeira fase do Candangão se deve pelo fato da Federação de Futebol do Distrito Federal ter adquirido os equipamentos necessários recentemente. Porém, a FFDF ainda não recebeu os aparelhos. Assim, após solicitação, a entidade goiana de futebol emprestou o árbitro assistente de vídeo que estará presente no Estádio Defelê neste sábado (22/2) para um teste. Também foi confirmado que a partir das semifinais do torneio local, assim como nos outros anos, o VAR será utilizado em todos os confrontos.
Segundo apuração da reportagem do Distrito do Esporte, ao que tudo indica, a partida primariamente marcada para receber o teste do primeiro equipamento do VAR da FFDF foi Brasiliense x Gama. Acontece que o clássico, que seria disputado no sábado (22/2), foi realocado para domingo (23/2) a pedido do Jacaré. Com essa mudança, e por conta da rodada do Campeonato Goiano que será realizada somente em 23 de fevereiro, a federação teve que mudar a partida para a utilização do árbitro assistente de vídeo e não coincidir as datas.
Assim, o equipamento da Federação Goiana de Futebol vai ser utilizado na partida entre Paranoá e Real Brasília, no dia 22. Esta será a terceira vez que uma partida entre a Cobra Sucuri e o Leão do Planalto contará com a tecnologia do VAR. Pelo Candangão 2023, ambos os clubes se encontraram pela semifinal da competição local. À época, o árbitro assistente de vídeo já era utilizado na fase final do certame.
Clique e leia mais:
- Superliga: Brasília Vôlei perde mais uma e se distancia da classificação
- Gama anuncia contratação de mais um volante para a sequência do Candangão
- Brasiliense domina o Vila Nova em Goiás e está na semifinal da Copa Verde

Responsável pela transmissão do Candangão em canal aberto, a TV Record, que transmitirá ao vivo o duelo entre Paranoá e Real Brasília, foi outro fator que pesou na decisão da realização deste experimento. A equipe de transmissão chegou a decisão que seria necessário testar o funcionamento entre equipamento e cabine de transmissão para as semifinais e final do torneio. Na tentativa de minimizar erros de comunicação e funcionamento entre o VAR e a imagem transmitida aos telespectadores.
De acordo com Godofredo Gonçalves, presidente do Capital, o clube não foi informado de maneira alguma pela federação sobre a utilização do VAR na rodada. A Coruja é uma das principais interessadas no jogo do Paranoá. As duas equipes em questão disputam diretamente a quarta vaga no mata-mata do Candangão, e a utilização do árbitro de vídeo pode definir a classificação para as semifinais.