O primeiro passo da disputa da Copa do Brasil de 2025 está marcado para ser concretizado. Neste domingo (2/2), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) agendou a data do sorteio da primeira fase da nova temporada do mata-mata nacional. As bolinhas vão entrar em cena na sexta-feira (7/2). O evento está marcado para começar às 15h, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
A definição indicará o caminho inicial de 80 das 92 equipes envolvidas na Copa do Brasil – as outras 12 entram no mata-mata nacional somente a partir da terceira fase. Times do Distrito Federal garantidos na disputa na temporada 2025, Ceilândia e Capital vão conhecer os adversários da primeira etapa da eliminatória. Os duelos serão disputados em jogo único, com mando do time em posicionamento inferior no Ranking da CBF.
A dinâmica do sorteio da primeira fase da Copa do Brasil é simples: serão oito potes, com 10 times cada (veja todos no fim da matéria). O direcionamento dos confrontos é definido anteriormente, com os clubes do A enfrentando os do E, os times do B tendo pela frente os do F, as equipes do C medindo forças com as do G, enquanto as agremiações do D terão duelos diante das do H.
Campeão candango em 2024, o Ceilândia pode pegar Brusque, Ceará, Coritiba, Criciúma, Operário-PR, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Sport, Vila Nova ou Vitória. Vice-campeão local na temporada anterior, o Capital está na rota de Altos, América-RN, Aparecidense, Athletic Club, Caxias, Manaus, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ, Retrô-PE ou São José-RS. O mando de campo, portanto, depende do rival.
A edição de 2025 da Copa do Brasil trará uma importante mudança no regulamento das primeiras fase. Agora, os clubes visitantes não possuem mais a vantagem do empate no tempo regulamentar. Em caso de igualdade, a classificação para a etapa seguinte do mata-mata vai ser definida após cobranças de pênaltis. O evento do sorteio contará com a transmissão ao vivo da CBF TV, no YouTube.
Sorteio da Copa do Brasil
Pote A: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Cuiabá, Fluminense, Grêmio, Juventude, Red Bull Bragantino e Vasco.
Pote E: Águia de Marabá, ASA-AL, FC Cascavel, Maringá-PR; Pouso Alegre, Porto Velho, São Raimundo-RR, Sousa-PB, Tocantinópolis, União Rondonópolis.
Pote B: Brusque, Ceará, Coritiba, Criciúma, Operário-PR, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Sport, Vila Nova e Vitória.
Pote F: Ceilândia, Concórdia-SC, Humaitá-AC, Inter de Limeira-AP, Maranhão, Operário-MS, Operário VG-MT, Sergipe, Trem-AP e Tuna Luso-PA.
Pote C: ABC, Amazonas, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Ferroviário, Náutico, Novorizontino, Remo e Tombense.
Pote G: Boavista-RJ, CSE, GAS-RR, Maracanã-CE, Olaria, Portuguesa, Parnahyba, Rio Branco-ES, Rio Branco VN-ES e Santa Cruz.
Pote D: Altos, América-RN, Aparecidense, Athletic Club, Caxias, Manaus, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ, Retrô e São José-RS.
Pote H: Barcelona de Ilhéus-BA, Barcelona-RO, Capital, Dourados-MS, Guarany de Bagé-RS, Independência-AC, Jequié-BA, Oratório-AP, União-TO e Votuporanguense-SP.