Nesta quinta-feira (16/1), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou todos os detalhes da primeira fase da Copa Verde. Anteriormente, a maior entidade da bola redonda no Brasil havia divulgado todos os participantes, inclusive, tendo que fazer alterações devido às desistências de algumas equipes. Com toda a definição da CBF, agora os clubes do Distrito Federal já sabem quando entrarão em campo.
Todos os confrontos da primeira fase da Copa Verde serão disputados na quarta-feira (22/1). O Ceilândia, atual campeão do Campeonato Candango, enfrenta o vice-campeão, o Capital. O duelo será no Estádio Maria de Lourdes Abadia, o Abadião, às 15h30. Quem avançar no confronto entre os dois clubes candangos irá enfrentar o Brasiliense na segunda fase da competição regional, que ocorrerá no dia 5 de fevereiro, uma quarta-feira.
A partida entre Ceilândia e Capital ainda não tem uma definição se poderá contar com a presença dos torcedores. Segundo o documento da CBF, o Estádio Abadião possui pendências na apresentação dos laudos técnicos exigidos pela entidade. Caso não ocorra a apresentação dos laudos pendentes, o confronto pode mudar de local ou deve ocorrer com os portões fechados, sem a presença de ambas as torcidas. Porém, a partida deve receber os adeptos, já que o duelo de estreia no Candangão diante do Real Brasília contará com torcedores.
Clique e saiba mais
- Presidentes de Gama e Brasiliense afirmam: “ninguém quer torcida única”
- Federação de Futebol do DF define arbitragem para 1ª rodada do Candangão
- Presidente da CBF garante vaga na Copa do Brasil para campeão da Copa Verde
A Copa Verde será dividida em cinco fases igual aconteceu na edição 2024. A fase inicial, considerada preliminar, será realizada em jogo único, assim como a segunda fase. A partir das quartas de final começam a acontecer confrontos de ida e volta. Por ser um torneio regional, os clubes participantes foram separados em dois blocos: Norte e Centro-Oeste. Vale ressaltar que os times do Espírito Santo foram alocados juntamente com as equipes do Centro-Oeste.
Como as equipes do DF se classificaram para a Copa Verde?
O Ceilândia garantiu a vaga na Copa Verde depois de passar para a final do Candangão 2024. Na semifinal da competição local, o Gato Preto eliminou o Gama e decidiu o título contra o Capital. O Coruja também carimbou a vaga por ter chegado na decisão do Campeonato Candango. A equipe eliminou o Jacaré na semifinal. Já o Brasiliense se classificou para a Copa Verde através do Ranking Nacional de Clubes. O esquadrão amarelo ocupa a 58ª colocação.
1ª fase da Copa Verde
Quarta-feira (22/1)
Ceilândia x Capital
Abadião – 15h30
Porto Velho x Humaitá
Aluizio Ferreira – 19h
Tocantinópolis x GAS
Estádio João Ribeiro – 19h
Vitória x Rio Branco
Salvador Costa – 19h
Águia de Marabá x Independência
Zinho Oliveira – 20h
União Rondonópolis x União-TO
Luthero Lopes – 20h
São Raimundo x Trem
Flamarion Vasconcelos – 20h30
Operário-MS x Luverdense
Jacques da Luz – 21h