Por Wevertton Rodrigues
O maior evento de MMA do mundo voltará à capital federal após cinco anos. Segundo informações preliminares, o UFC Fight Night Brasília será anunciado nos próximos dias. O evento será realizado no Ginásio Nilson Nelson, assim como na última vez que o evento desembarcou em Brasília, e já tem até data prevista para acontecer: 31 de maio.
A confirmação foi inicialmente revelada pela revista Tatame e confirmada pelo canal Sexto Round, portais influentes no meio de esportes de combate brasileiro. A última vez em que o evento desembarcou por aqui foi em 2020, mais precisamente em 14 de março. O card em questão trouxe muitos dos principais lutadores brasileiros para o Distrito Federal, mas sem público devido às medidas de segurança adotadas durante a pandemia de Covid-19.
Clique e leia mais do Distrito do Esporte:
- Copinha: debaixo de chuva, Canaã e Vasco da Gama empatam em jogo sonolento
- Real Brasília brilha, vence o Imperatriz-MA por 3 a 1 e avança na Copinha
- Fim da linha: Brasiliense é derrotado pelo CRB e dá adeus à Copinha 2025
Na porção principal da noite, Charles do Bronx – que viria a ser campeão mundial peso leve – finalizou o americano Kevin Lee, colocando-se de uma vez por todas na rota do título. Ainda na mesma noite, Gilbert (Durinho) Burns e o ídolo e pioneiro Demian Maia fizeram uma luta épica pelo posto de desafiante brasileiro número um da categoria meio-médio, além do brilho de Renato Moicano apagando o bósnio Demir Hadzovic.
Entre os atletas cotados para capitanear a noite na capital federal está Renato Moicano, atleta nascido em Brasília. O lutador de 35 anos estreou a carreira no MMA no Jungle Fight 18, vencendo o adversário por finalização no terceiro round. O cartel de moicano conta com 26 lutas, sendo 20 vitórias, duas por nocaute. Outros nomes nacionais de peso cotados são Michel Pereira e Paulo “Borrachinha”.
Anteriormente, a Arena BRB Nilson Nelson já foi palco de outros eventos de MMA. Houveram três edições do UFC: uma em 2014, quando Antônio Pezão esteve como destaque na luta principal; outra em 2016, quando Cris Cyborg marcou presença e a já citada anteriormente, quando Charles do Bronx roubou a cena. Em 2023, o UFC havia reservado o Nilson Nelson para um evento no final do primeiro semestre e chegou a realizar visitas técnicas ao local. No entanto, a realização do evento foi cancelada.