Por Manuela de Moura
Em jogo realizado na tarde desta quarta-feira (8/1), o Real Brasília superou o Imperatriz-MA pelo placar de 3 a 1, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida foi disputada no Estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos, e trouxe um duelo intenso: enquanto a equipe candanga lutava pela classificação, o time maranhense, já eliminado, entrou em campo determinado a encerrar sua participação no campeonato de forma honrosa.
Primeiro tempo justo para os Leões da Base
No primeiro ataque da partida, o Leão do Planalto chegou com perigo, mas pecou na finalização. Com mais organização e iniciativa, o Real Brasília assumiu o protagonismo do jogo, criou as principais chances e obrigava o time maranhense a intensificar a marcação para conter a pressão candanga. Aos 6′, Arthurzinho fez um cruzamento preciso, encontrando Juan nas costas da defesa. Com um cabeceio perfeito por cima do goleiro, o atacante abriu o placar e marcou o primeiro gol da partida: 1 a 0 para os candangos.
Após o gol, o Real manteve a intensidade e permaneceu ativo na criação de jogadas e dominava as ações da partida. Apesar dos esforços para ajustar a marcação e explorar os contra-ataques, o Imperatriz não conseguiu superar o domínio do representante do Distrito Federal. Aos 14 minutos, os Leões da Base desperdiçaram uma sequência de boas oportunidades. O alto número de chances exigiu grandes defesas do goleiro Danrlei, que brilhou ao evitar o segundo gol aurianil.
Por volta dos 20′, o Imperatriz deu sinais de reação ao criar uma jogada perigosa que terminou sem precisão, além de desperdiçar outra oportunidade em um escanteio mal cobrado. A equipe maranhense evidenciou dificuldades em criar e executar as jogadas, o que permitia que o Real Brasília aproveitar espaços deixados pela alvirrubra. Desta forma, os Leões do Planalto mostravam suas garras ao pressionar a defesa do ‘Cavalo de Aço’.
Próximo ao final do primeiro tempo, aos 38′, o Real Brasília ampliou o placar. Em jogada ensaiada, o capitão Gabriel acertou um cabeceio preciso e aumentou a vantagem do Leão do Planalto. O tento destacou mais uma falha da defesa maranhense, que sucumbiu a outro cabeceio, desta vez superando a marcação de quatro jogadores na zaga. Com um Imperatriz infeliz nas poucas finalizações que tinha, a equipe brasiliense finalizou a etapa inicial no controle, de forma tranquila.
Clique e saiba mais
- Copinha: debaixo de chuva, Canaã e Vasco da Gama empatam em jogo sonolento
- Fim da linha: Brasiliense é derrotado pelo CRB e dá adeus à Copinha 2025
- Real Brasília marca no fim, empata com o São Carlos e segue vivo na Copinha
Segundo tempo
Logo no início da etapa final, o Real Brasília manteve a mesma intensidade que terminou o primeiro tempo. Nos primeiros minutos, o goleiro maranhense foi obrigado a trabalhar diante da pressão do ataque dos candangos. Após um gol anulado, o Leão do Planalto não desperdiçou a chance e chegou ao terceiro gol – agora para valer. Em um cruzamento preciso de Arthurzinho, o zagueiro Maksuel, em um cabeceio certeiro, consagrou a classificação do Real.
O Real Brasília soube administrar sua criatividade e poder ofensivo, porém optou por deixar o Imperatriz trabalhar mais com a bola. O time candango começou a explorar os contra-ataques com os espaços deixados pela equipe maranhense, na tentativa de confortar ainda mais o jogo. Em um segundo tempo morno, o Imperatriz tentava encontrar o caminho até a ‘toca do Leão’, mas sem sucesso. Com jogadas mal construídas e execuções preguiçosas, os alvirrubros raramente conseguiam oferecer perigo.
Com o jogo praticamente decidido, uma displicência do time aurianil resultou em um pênalti a favor do Imperatriz, na marca de 80′. Gustavo Henrique converteu a oportunidade e diminuiu a vantagem dos Leões do Planalto. Após uma segunda etapa morna, o final da partida trouxe mais emoção com o gol marcado pela equipe maranhense. No entanto, a conversão não foi suficiente para reacender as esperanças dos nordestinos, que viram o Real Brasília segurar a vantagem e sair de campo com a vitória e a classificação garantida.
Real Brasília – 3
Escalação: Luiz Felipe; João Carvalho, Yuri, Maksuel e Juan ; Matheus Reggiori, Gabriel da Silva e Matheus; PV, Arthurzinho e João Victor
Técnico: Kaká
Imperatriz – 1
Escalação: Marreta; Pedro Ivo, Breno, Raylson, Xinayder e Orelha; Pedro, João Pedro e Adrian Papel; Coxinha e Junior Xingu
Técnico: Jhemy Carvalho