Distante dos tempos áureos onde competia com outros estados, o futebol do Distrito Federal ainda coleciona personagens, histórias e curiosidades pra lá de peculiares. Em breve, em 18 de janeiro, dez equipes, tradicionais e mais novas, entrarão em campo pelo Campeonato Candango em mais uma temporada. Cada um desses clubes conta com uma particularidade e torcedores diferentes, que seguem o clube em fases boas e ruins. Na série Fanáticos, o Distrito do Esporte contará a história de entusiastas de cada um dos times do Candangão 2025.
- Clique aqui e leia o primeiro episódio da série Fanáticos, com uma torcedora do Sobradinho
- Clique aqui e leia o segundo episódio da série Fanáticos, com um torcedor do Brasiliense
Neste terceiro episódio os personagens são divididos em três: o pai, Miqueias, e os filhos, Benjamim e Bernardo. Juntos, eles nutrem um amor pelo Capital desde quando o mais velho, o ‘Benja’, participou de um dos programas sociais do Tricolor. “Foi em 2020. Meu filho entrou para o projeto e eu acabei indo à um jogo do time. Foi quando me apaixonei pelo clube”, conta o pai. Mesmo assim, segundo ele, o Benjamim é ainda mais fanático. “Ele é mais apaixonado pelo Capital do que eu. Sabe e conhece tudo.”
Depois de entrar para uma nova escola em tempo integral, Benjamim teve que deixar a escolinha. Mesmo assim permaneceu torcedor e ama cada vez mais o time. O pai conta que ele gosta de ir a todos os jogos, seja das categorias de base ou do profissional. Para o garoto, o ídolo é o Wallace Pernambucano. “Meu jogador preferido é o ‘Tanque’. Eu gosto muito do time porque eu comecei a jogar lá. Ajuda muitas crianças da nossa cidade e é muito legal. Eu gosto de ir pro estádio, torcer e vestir a camisa do Capital”, contou o garoto de apenas nove anos.
Miqueias conta que viu, de fato, que o garoto era fanático pelo Capital na semifinal do Candangão 2024 diante do Brasiliense. “Ele tinha certeza que iríamos passar para a final. Foi aí que ele me pediu pra fazer um caixão, com as cores do nosso rival: amarelo e branco. A gente acabou fazendo e aquele caixão viralizou no dia. Todo mundo pedia pra tirar foto, até o mascote usou”, relembrou.
Benjamim é o mais velho de três irmãos. O do meio, Bernardo, de apenas sete anos, é outro apaixonado pelo Capital – principalmente pela atmosfera nos jogos do Tricolor Candango. Miqueias conta que o Bernardinho gosta mesmo é da bagunça. “Somos uma torcida nova e não temos uma bateria formada. Então, ele leva o tamborzinho dele pois gosta de estar envolvidos com essas coisas. Gosta de percussão e de estar lá tocando e gritando. Bernardinho gosta da folia”, contou o pai.
Clique e leia mais sobre o Capital:
- Com três planos disponíveis, Capital divulga programa de sócio-torcedor:
- Capital vence jogo-treino contra o campeão da segundona goiana:
- Confira os possíveis adversários de Ceilândia e Capital na Copa do Brasil:
Pela primeira vez na história, o Capital disputará competições em âmbito nacional. Vice-campeão do Campeonato Candango em 2024, o Tricolor garantiu calendário e será um dos representantes do Distrito Federal nos campeonatos nacionais desta temporada. Miqueias espera boas performances em todos os torneios. “Nosso elenco tá muito bom, bem formado. Vamos buscar ser campeões do estadual e chegar o mais longe na Copa do Brasil, na Copa Verde e na Série D, que também é muito importante”, projetou.
O Tricolor Candango estreia no Candangão às 15h30 de 19 de janeiro, dentro de casa, no Estádio JK. O adversário será o Ceilandense.