Distante dos tempos áureos onde competia com outros estados, o futebol do Distrito Federal ainda coleciona personagens, histórias e curiosidades pra lá de peculiares. Em breve, em 18 de janeiro, dez equipes, tradicionais e mais novas, entrarão em campo pelo Campeonato Candango em mais uma temporada. Cada um desses clubes conta com uma particularidade e torcedores diferentes, que seguem o clube em fases boas e ruins. Na série Fanáticos, o Distrito do Esporte contará a história de entusiastas de cada um dos times do Candangão 2025.
- Sobradinho anuncia mais uma contratação para a próxima temporada
- Goleiro Sidão atuará pelo Sobradinho para a disputa do Candangão 2025
- Lateral que jogou a Série C em 2024 é contratado pelo Sobradinho
Quem dá a largada no primeiro episódio da série é Sheila Rosa, conhecida como Sheirosa pelos alvinegros da Serra. Amante de futebol, é ela quem costuma organizar caravanas e ônibus para acompanhar jogos do Sobradinho por todo o Distrito Federal. A paixão pelo clube surgiu ainda na adolescência, influenciada pelos amigos da quadra onde morava. “Foi ainda em 1985. Eu nem sabia que o time existia. Na minha rua, todos os meus amigos eram envolvidos com futebol, jogavam em times amadores. Eles me chamavam para os jogos do Leão e subíamos a pé até o Augustinho”, contou.
Tamanha sintonia também foi compartilhada pela família. O pai, Arnaldo, tinha um bar próximo à sede do clube. A irmã mais velha, Regina, também se apegou ao Leão da Serra. Sheila que conta que as duas até chegaram a fugir de casa para acompanhar os jogos do Sobradinho no Estádio Augustinho Lima. “Eu ia escondida do meu pai, junto com minha irmã, Regina. Ela tinha 16 e eu 15. À época, ‘moça de família’ não ia em estádio assistir futebol. Essa era a concepção do meu pai”, contou a torcedora.
Sheila ainda relembra um caso onde quase foram pegas pelo ‘seu Arnaldo’. “Uma vez, meu amigo entrou gritando no Augustinho: ‘Sheila, o Arnaldo vai entrar!’. Eu e minha irmã entramos em pânico. Outro colega ‘grandão’ falou para a gente se abaixar e nos cobriu com uma das camisas que usava, daquelas de botões bem grandes. Meu pai passou e não nos viu”, recordou. A torcedora conta que depois de alguns anos, ele disse à ela que sabia das fugas, mas confiava nos amigos da quadra para cuidarem dela.
Anos se passaram desde as fugas escondidas do ‘seu Arnaldo’ e a paixão permanece a mesma. Recentemente, Sheila comemorou os 54 anos de vida com uma festa temática do Sobradinho. Teve bolo com direito a escudo do clube, decorações alvinegras e até o troféu da Segunda Divisão do Candangão, conquistado semanas antes. A taça foi levada pelo presidente do clube, Gildo Vianna, que também marcou presença na comemoração.
Embalado após a conquista da Segundinha, o Sobradinho retorna à elite regional depois de quatro longos anos na divisão de acesso. Para Sheila, as pretensões do Leão da Serra neste retorno são as mais altas possíveis. “A grande expectativa é sermos campeões do Candangão e nos classificarmos a disputar o Campeonato Brasileiro da Série D. Nosso elenco está muito bom e com a torcida junto vamos vencer!”, projetou a torcedora fanática.
A estreia do Alvinegro no Candangão 2025 será diante do Gama, fora de casa, no Estádio Bezerrão. O duelo está marcado para 18 de janeiro, um sábado, às 19h30.
Sheila merece esse reconhecimento. Ela é uma grande incentivadora da torcida, e todos temos a sorte de tê-la conosco, além de ser uma pessoa maravilhosa, mesmo para quem a conheceu mais recentemente.
Parabéns pela reportagem e parabéns para Sheila que assim como eu tem paixão pelo Leão da Serra.
Acima de tudo ALVINEGRO!! 🦁 🦁