Com a chegada do fim da temporada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a atualização do Ranking Nacional de Clubes da entidade, tanto do masculino quanto do feminino. Enquanto na categoria dos homens o Distrito Federal possui quatro equipes, sete clubes femininos figuram entre os 110 times do RNC. Representante do quadradinho na Série A1 do Brasileirão há várias temporadas, o Real Brasília é o esquadrão mais bem colocado.
As 10 primeiras posições do Ranking Nacional de Clubes da CBF são compostas pelo Corinthians, Ferroviária, São Paulo, Palmeiras, Internacional, Santos, Grêmio, Flamengo, Cruzeiro e Avaí/Kindermann. O primeiro time fora do top 10 é o Real Brasília. O clube do Distrito Federal soma 7.456 pontos, 772 acima do Atlético Mineiro, que aparece logo em seguida. Na 11ª colocação, as Leoas do Planalto são as melhores colocadas envolvendo clubes da capital do país.
Na atual temporada, o Real Brasília viveu com diversas incertezas durante 2024. Por conta dos salários atrasados, tanto na equipe masculina quanto na feminina, o clube aurianil era cogitado ao descenso. Porém, com uma boa campanha principalmente dentro de casa, as Leoas do Planalto ficaram na 12ª posição, com 17 pontos, se safando da queda para a Série A2 do Campeonato Brasileiro. Mesmo com todo esse imbróglio, a equipe também foi campeã do Candangão em 2024.
Clique e saiba mais
- Poder de reação faz Brasília vencer Pato Basquete de virada no NBB
- Ranking da CBF: confira posição dos clubes candangos na lista
- Mané Garrincha deve receber partida do Campeonato Mineiro em janeiro
No segundo escalão do futebol nacional está o Minas Brasília, que é a segunda melhor equipe do Distrito Federal no Ranking Nacional da CBF. O esquadrão azul e verde está na 20ª posição e segue em uma queda livre no ranqueamento. Em comparação ao RNC do ano passado, As Minas perderam quatro posições. Única equipe campeã do Brasileirão com sede no quadradinho, o clube já figurou entre os oito melhores ranqueados.
Após cair de divisão, o Minas Brasília não realizou boas campanhas na Série A2 do Brasileirão e não conseguiu retornar à primeira divisão, deixando os dias de glória no passado. Por conta do baixo aproveitamento à nível nacional, o esquadrão tricampeão do Candangão só cai no RNC. Além de Real e Minas, aparecem no ranking o Cresspom, Sobradinho, Capital, Ceilândia e Legião, que jogaram nos últimos anos as séries A2 e A3 do Campeonato Brasileiro. Veja o ranking completo.
Ranking Nacional de Clubes da CBF
1º- Corinthians
2º – Ferroviária
3º – São Paulo
4º – Palmeiras
5º – Internacional
6º – Santos
7º – Grêmio
8º – Flamengo
9º – Cruzeiro
10º – Avaí/Kindermann
11º – Real Brasília
20º – Minas Brasília
28º – Cresspom
76º – Sobradinho
83º – Capital
87º – Ceilândia
93º – Legião