O Brasília Basquete está a um passo de confirmar presença na Copa Super 8. Na noite desta quinta-feira (12/12), a franquia do Distrito Federal se reencontrou com as vitórias no Novo Basquete Brasil (NBB), bateu o Vasco, por 88 a 79, no Rio de Janeiro, e ganhou fôlego para garantir a classificação ao torneio nacional de intertemporada, além de manter posição no topo da tabela da elite.
Em terceiro lugar na classificação do NBB 2024/2025, o Brasília dificilmente ficará abaixo da oitava colocação ao fim do primeiro turno da competição nacional. O otimismo pela estreia na Copa Super 8 fica maior pela sequência de jogos em casa. Até o fim de dezembro, a franquia do Distrito Federal jogará cinco vezes consecutivas no Ginásio Nilson Nelson, fator importante para manter o momento de alta na elite nacional.
O Brasília Basquete precisou desamarrar mais um jogo equilibrado no NBB. O time brasiliense dividiu as forças com o Vasco até o terceiro quarto, quando conseguiu desgarrar e garantir a vitória. Com 21 pontos e 78% de aproveitamento nos arremessos, Lucas foi o grande nome da franquia da capital federal no Ginásio de São Januário. Cook (15), Nesbitt (13), Von Haydin (12) e Rodrigues (12) foram outros com boa atuação no compromisso fora de casa.
Mesmo com o equilíbrio, o Brasília se manteve à frente do marcador quase toda a partida no Rio de Janeiro. O primeiro quarto foi faturado pelo time brasiliense por três pontos de diferença. A parcial seguinte terminou como a mais acirrada de toda a partida. Trocando golpes a todo instante, a equipe da capital federal e os cariocas empataram por 21 a 21 antes de irem aos vestiários para o descanso da metade do compromisso do NBB.
O alto aproveitamento ofensivo no terceiro quarto teve papel primordial para o Brasília encaminhar a vitória. Nele, a equipe visitante conseguiu colocar mais cinco pontos de diferença, indo para os 10 minutos finais do jogo com oito de frente. O Vasco até tentou esboçar uma reação. No entanto, o momento assertivo dos visitantes mais uma vez se sobressaiu para garantir o excelente resultado fora de casa por 88 a 79.
O Brasília volta ao Distrito Federal para uma sequência de cinco jogos em casa pelo NBB. O primeiro deles será no sábado (16/12), quando a equipe abre as portas do Ginásio Nilson Nelson para medir forças com o Pato Basquete, às 19h30. Os desafios seguintes são contra o Paulistano (18/12), o São Paulo (21/12), o Franca (27/12) e o Bauru (29/12).