A grande fase atravessada pelo Brasília no Novo Basquete Brasil (NBB) não foi suficiente para a franquia da capital federal voltar a vencer um clássico diante do Flamengo. Na noite deste sábado (7/12), as duas equipes se encontraram no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, para duelo entre times nas cabeças da classificação. Os cariocas foram mais efetivos e levaram a melhor, por 90 a 84.
O resultado quebrou uma impressionante série invicta de nove pardas construída pelo Brasília no NBB. Mesmo surfando no bom momento, o duelo não era fácil para a equipe da capital federal. Enquanto os brasilienses apareciam em terceiro na classificação geral, os rubro-negros vinham na segunda colocação. As posições estão mantidas, mas com diferença mais ampla no aproveitamento.
Mesmo com a derrota, os dois maiores pontuadores do jogo no Maracanãzinho foram do Brasília Basquete. Cook anotou impressionantes 28 pontos, enquanto Lucas terminou a partida com 18 contabilizados. Pelo lado do Flamengo, Gui liderou a equipe, com 17 pontos. Johnson (14) e Gallizzi (13) também tiveram importante participação na vitória rubro-negra no Rio de Janeiro.
No primeiro quarto, o Brasília justificou a boa fase no NBB e fez confronto bastante parelho com o Flamengo. Afiados nos arremessos, os brasilienses conseguiram construir uma vantagem inicial de 26 a 23. O rubro-negro, no entanto, tomou a liderança logo na segunda parcial. O 18 a 13 do período fez os donos da casa irem aos vestiários ganhando por dois pontos de diferença no marcador.
O terceiro quarto acabou sendo determinando para a derrota do Brasília no Rio de Janeiro. Enquanto o Flamengo calibrou a mão e anotou 26 pontos no período, o time brasiliense demonstrou dificuldades nos arremessos e pontuou somente 17. O último período foi de tentativa de reação. A equipe da capital federal até ganhou por 28 a 23, mas a diferença foi insuficiente para impedir a derrota.
Após dois jogos seguidos no Rio de Janeiro, o Brasília Basquete terá alguns dias de descanso antes de voltar à capital fluminense para seguir a temporada do NBB. Na quinta-feira (12/12), a equipe brasiliense mede forças com o Vasco da Gama, às 19h30. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV. Depois disso, serão cinco duelos consecutivos no Nilson Nelson contra Pato Basquete, Paulistano, São Paulo, Franca e Bauru para encerrar o ano.