Da redação com informações da assessoria de comunicação da Confederação Brasileira de Vôlei
Enfrentar um adversário do nível da França nunca é fácil para a seleção brasileira masculina de vôlei. Dessa vez, na noite desta sexta-feira (28/6), no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, o Brasil enfrentou dificuldades, mas virou o jogo e, contando com o apoio de cerca de 7.500 torcedores na capital federal, bateu os franceses por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/18, 25/23 e 25/23. A partida foi a primeira da quinta e última etapa da Liga das Nações. A vitória garantiu a classificação às finais do torneio.
Com este resultado, a equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto soma 12 vitórias e apenas uma derrota na competição internacional da modalidade. O Brasil jogou, na primeira semana, em Katowice, na Polônia, e venceu Estados Unidos, Austrália e Polônia; na segunda, em Tóquio, no Japão, e bateu Irã, Japão e Argentina; em Gondomar, em Portugal, sofreu seu primeiro resultado negativo, para a Sérvia, e venceu a China e Portugal, garantindo uma boa posição no torneio.
O jogo
Já classificado devido a derrota da Itália para o Canadá por 3 sets a 1, a seleção brasileira entrou na quadra do Ginásio Nilson Nelson bastante leve e animada. Porém, que levou a primeira parcial foram os franceses, que se aproveitaram dos erros da seleção da casa em uma etapa equilibrada e acabaram vencendo por 25 a 23. O empate veio logo no set seguinte, quando os brasileiros conseguiram abrir boa margem no marcador e fecharam em 25 a 18.
Voltando à quadra, o time da casa novamente encontrou uma França forte, que insistia em equilibrar as ações. Porém, o Brasil aproveitou a força da torcida de Brasília para vencer por 25 a 23 e virar o jogo. O quarto set foi marcado pelo ritmo intenso imprimido pelos brasileiros, que contavam com diversos nomes em noite inspirada. Porém, os visitantes vendiam caro cada ponto e chegaram a esboçar uma reação no placar. No fim, triunfo da seleção nacional novamente por 25 a 23. Fim de jogo: 3 a 1.
Os destaques
Nesta sexta-feira, o ponteiro Leal foi um dos destaques da partida ao terminar como maior pontuador. O jogador brasileiro marcou 15 vezes e comemorou a vitória e o apoio da torcida verde e amarela. “Estou muito feliz. Fizemos um bom jogo, jogamos muito bem, então, estamos felizes por poder jogar aqui, com essa torcida brasileira, que nos recebe tão bem. Foi um bom fim de semana em Cuiabá e aqui começou muito bem também”, disse Leal.
Outra atuação de destaque da seleção canarinho ficou por conta do ponteiro Douglas, que entrou no segundo set e foi o segundo maior pontuador do jogo, com 13 pontos. “Nosso time tem tanta gente boa para entrar e ajudar da melhor maneira possível. Estamos treinando muito forte, revezando o time durante a competição toda justamente para situações como essa, quando é preciso e o outro entra e faz o seu melhor. Isso aconteceu hoje”, comentou o jogador brasileiro.
O central Flávio foi outro nome do selecionado nacional que também teve a chance de atuar nesta noite em Brasília, ao entrar no terceiro set e marcar oito pontos, pontuando em todos os fundamentos: três de ataque, quatro de bloqueio e um de saque. “Recebi a oportunidade, acho que joguei bem e consegui ajudar o Brasil, o que sempre é o mais importante”, comemorou o jogador.
O Brasil volta à quadra neste sábado (29/06), às 20h, para enfrentar o Canadá. Antes, Itália e França medem forças a partir das 17h. Os ingressos (que valem para as duas partidas do dia) seguem à venda no site www.tudus.com.br ou na Central de Ingressos do Brasília Shopping. A bilheteria do Nilson Nelson também venderá entradas na hora do jogo. Com a arquibancada inferior já esgotada, os torcedores poderão adquirir bilhetes apenas para o setor superior do ginásio.