Mobilização alvinegra! Com a aproximação do Campeonato Candango da próxima temporada, os torcedores do Ceilândia estão se movimentando nos bastidores em prol do Estádio Maria de Lourdes Abadia, o Abadião, que é a principal praça esportiva da maior região administrativa do Distrito Federal. Os amantes do Gato Preto buscam que seja realizada uma audiência pública na Câmara Legislativa para que o tema sobre a modernização no estádio seja debatida.
Através de um documento que foi nomeado como ‘Solicitação de realização de audiência pública’, a torcida do atual campeão do Candangão tenta usar sua força para discutir a revitalização do Estádio Abadião. O documento foi assinado por 48 torcedores do clube alvinegro e será entregue no gabinete do Deputado Distrital Max Maciel (PSOL), que é vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Segundo o documento, a justificativa para a solicitação é a necessidade de melhorias no estádio, como a ampliação das arquibancadas e a construção de coberturas para proteger os torcedores. Também é explicado que outros times do Distrito Federal como Gama, Brasiliense, Brasília e Taguatinga costumam mandar os jogos em estádios mais modernos e maiores que o Abadião, citando o Bezerrão, Serejão e o Estádio Nacional Mané Garrincha.
Seguindo a justificativa, os torcedores do Ceilândia acreditam que a modernização e a ampliação do Abadião vai trazer um impulsionamento ao esporte da região, trazendo lazer aos moradores e propiciando o surgimento de novos talentos no esporte. Além disso, no documento há uma reclamação por conta da acessibilidade, dificultando o acesso ao lazer por pessoas com deficiência. Outro ponto a ser discutido são melhorias na área externa do Abadião.
Clique e saiba mais
- Vale taça! Final da Copa Brasília Sub20 será disputada no Estádio Defelê
- FPF revela grupos da Copinha 2025; veja rivais dos times candangos
- Lateral que jogou a Série C em 2024 é contratado pelo Sobradinho
Confira o documento completo abaixo
SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA
Os torcedores do Ceilândia Esporte Clube, clube de futebol sediado na região administrativa de Ceilândia – RA IX, vêm, por meio deste documento, solicitar a realização de uma audiência pública para discutir a revitalização da praça esportiva do Estádio Maria de Lourdes Abadia, o “Abadião”, localizado no Setor. N QNN 14, Área Especial, em Ceilândia.
O presente documento foi entregue ao gabinete do deputado distrital Max Maciel (PSOL), vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
De acordo com o artigo n°85 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, “as comissões poderão reunir-se em audiência pública para esclarecer assunto específico e de interesse público atinente a sua competência”.
De acordo com o artigo n° 240 do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, “aprovada a reunião de audiência pública, a comissão selecionará, para serem ouvidas, as autoridades, as pessoas interessadas e os especialistas ligados às entidades participantes, cabendo ao Presidente da comissão expedir os convites”.
JUSTIFICATIVA
A audiência pública solicitada pelos torcedores do Ceilândia Esporte Clube tem como propósito discutir a necessidade de melhorias no Estádio Maria de Lourdes Abadia, localizado no centro da região administrativa da Ceilândia e que, de acordo com a Confederação Brasileira de Futebol, possui a capacidade máxima de 4.000 torcedores sentados.
A capacidade máxima do estádio está distante da realidade da região, tendo em vista que, segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PDAD) de 2021, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (Ipedf), estimou que as regiões administrativas de Ceilândia – RA IX e Sol Nascente e Pôr do Sol – RA XXXII, possuem. somadas, 443.564 moradores.
O cenário esportivo da região está em voga nos dias atuais, tendo em vista que no Campeonato Brasiliense de 2024 da 1° divisão, realizado pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), o Ceilândia Esporte Clube conquistou o terceiro título da sua história. Dos clubes esportivos que ainda estão em atividade, apenas a Sociedade Esportiva do Gama, o Brasiliense Futebol Clube, o Brasília Futebol Clube e o Taguatinga Esporte Clube conquistaram em mais vezes a honraria. Todos os clubes citados acima costumam mandar os seus jogos em estádios mais modernos e maiores que o Abadião, como o Estádio Valmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, reformado na década de 2000, o Estádio Elmo Serejo Farias e o Estádio Nacional Mané Garrincha, inaugurado para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2014.
Nós, torcedores do Ceilândia Esporte Clube, acreditamos que a modernização e a ampliação do Estádio Maria de Lourdes Abadia vai trazer um impulsionamento ao esporte da região, trazendo lazer aos moradores e propiciando o surgimento de novos talentos no esporte.
É um desejo de nós moradores a revitalização da estrutura do estádio, com a reforma e a ampliação das arquibancadas e a construção de coberturas. O espaço da praça esportiva também carece de acessibilidade, o que dificulta o acesso ao lazer, garantido pela Constituição Federal de 1988, às pessoas com deficiência (PCD).
Requeremos a realização de uma audiência pública para discutirmos a melhoria dos espaços externos ao Estádio Maria de Lourdes Abadia, como forma de mitigar os obstáculos que surgem na chegada de moradores à praça esportiva, como também o deslocamento de agentes de segurança responsáveis pela segurança do local.
Os torcedores do Ceilândia Esporte Clube que assinam este requerimento de realização de audiência pública manifestam o ensejo de que a praça esportiva tenha banheiros com fraldários, como forma de assistir às mães e as suas crianças que ocuparem o estádio.
As melhorias na praça esportiva do Abadião não trará benefícios apenas ao esporte local. Acreditamos que, com as revitalizações que estão no ensejo de nós, torcedores, a geração de empregos na região será impulsionada, promovendo a economia local. É inescusável destacar que o estádio fica localizado entre as estações de metrô da Guariroba e de Ceilândia Centro, locais estratégicos para a circulação de pessoas e de promoção de espaços de convivência social.
Vemos também a necessidade de construção de pontos médicos e de hidratação voltados aos moradores, profissionais de imprensa e funcionários de agremiações esportivas. Outro ponto que há de ser discutido é a implementação de equipamentos de transmissão no Estádio Maria de Lourdes Abadia, o “Abadião”.
Acreditamos que, a partir de uma discussão aprofundada com os representantes dos eleitores do Distrito Federal, os habitantes da região poderão aproveitar um espaço de lazer e de promoção ao esporte mais adequado às exigências e à realidade dos moradores.
Brasília, 26 de novembro de 2024
65º ano da Capital Federal e 203º da Independência do Brasil