20.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

Entenda por que o Cerrado Basquete não participará do NBB 2024/25

Equipe alegou problemas financeiros e não disputará o torneio após quatro anos na elite nacional; agora, o clube direciona o foco para a Liga de Basquete Feminino (LBF)

- Continua após a publicidade -

Depois de quatro temporadas na elite do basquete nacional, o Cerrado não disputará a próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Os motivos se devem a falta de patrocínio e apoio financeiro, inviáveis para a disputa do torneio. Em todas as edições que a equipe alviverde disputou, em nenhuma alcançou a tão sonhada classificação aos play-offs. Agora, o clube irá redirecionar o foco à modalidade feminina, na Liga de Basquete Feminino (LBF), além das categorias de base.

Em entrevista à Esportes Brasília, Dimitri Rodrigues, presidente do Cerrado, explicou os motivos da desistência de participar da competição. “A Liga (Nacional de Basquete) exige que apresentemos as garantias financeiras até o mês de julho e sem essas garantias, não posso confirmar a participação do time”. Com a ausência dos cerradistas, o regulamento da temporada 2024/25 também terá alterações em relação ao formato de disputa dos playoffs.

Clique e leia mais:

- Continua após a publicidade -

Na mesma fala, o dirigente contou algumas particularidades, na tentativa de manter a equipe no mais alto nível. “Cheguei a vender carro, fazer empréstimos pessoais e me desfazer de outros bens para honrar o que tinha acertado com jogadores e comissão técnica, fiquei mal de saúde, mas consegui cumprir tudo. Agora, sem essa garantia, não posso colocar mais apoio pessoal nisso”, ressaltou Dimitri Rodrigues.

Desde a estreia na temporada 2020/21, o clube não conseguiu alcançar a maior obsessão: a classificação aos play-offs. A melhor campanha foi em 2021/22, quando ficou na 15ª colocação – na época, eram 17 times na disputa. Foram dez vitórias em 32 jogos disputados, com 31.3% de aproveitamento. No NBB seguinte, de forma antagônica, teve a pior participação e terminou na lanterna do campeonato. Neste, o Cerrado teve apenas cinco vitórias.

Cerrado Basquete disputou quatro edições do NBB, mas não alcançou a tão sonhada classificação aos play-offs. Foto: Galera Na Foto/@galeranafoto

Mesmo fora do NBB, o Cerrado irá manter sete núcleos de base, dedicados a iniciação esportiva dentro do basquete. A equipe participa ativamente de competições de base para jovens, além de representar o DF na Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), que inclui atletas de até 22 anos. Desta forma, o Cerrado ainda mantém o direito associativo junto à Liga Nacional de Basquete (LNB) e caso consiga condições de retornar, não iria precisar disputar nenhum torneio classificatório para retornar à elite do esporte nacional.

O Distrito Federal volta a ter apenas um representante no NBB: o Caixa/Brasília Basquete. A estreia dos brasilienses nesta temporada acontece em 12 de outubro, um sábado, às 18h, quando visita o Minas, no Ginásio UniBH, em Belo Horizonte. Serão, ao todo, três jogos como visitante em sequência. Os outros dois serão contra o Bauru (15/10) e Franca (17/10). A estreia em casa acontece apenas em 23 deste mês, diante do São José. O confronto está marcado para às 20h.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P