A Seleção Brasileira que enfrentará o Peru na Arena BRB Mané Garrincha será convocada por Dorival Júnior nesta sexta-feira (27/9). O evento foi confirmado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na tarde da última terça-feira (24/9), e será realizado na sede social da entidade, no Rio de Janeiro. A divulgação da lista dos selecionados está marcada para às 13h. A partida contra a Seleção Peruana, marcada para acontecer em Brasília, acontece em 15 de outubro; antes de vir à capital, os brasileiros ainda enfrentam o Chile, fora de casa.
De acordo com o regulamento da FIFA, é permitido que os 23 jogadores selecionados sejam definidos até dez dias antes da apresentação. No entanto, os clubes com os pré-convocados devem ser informados com até 15 dias de antecedência. Desta forma, na última sexta-feira (20/9), a CBF tratou de enviar a lista prévia – ou ‘lista larga’ – às equipes dos atletas. Desta forma, a agenda da Seleção é a seguinte: convocação em 27 de setembro; em 7 de outubro, os jogadores se apresentarão e iniciarão os treinamentos no CT Joaquim Grava, do Corinthians; no dia 9, partem rumo à Santiago, no Chile.
Dentre os já divulgados nesta pré-lista de convocados, chamam a atenção o alto número de atletas de clubes brasileiros. Líder do Brasileirão, o Botafogo conta com quatro nomes: o goleiro John, o lateral-esquerdo Alex Telles e os atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus. Ainda no Rio de Janeiro, mas vestindo rubro-negro, os pré-selecionados do Flamengo são: Ortiz, Fabrício Bruno, Ayrton Lucas e Gerson.
Clique e leia mais:
- Casa da Seleção na Data Fifa, Brasília receberá o time em 11 de outubro
- Torneio de Abertura NBB reúne seis times para pré-temporada em Brasília
- Veja detalhes da venda dos ingressos para Botafogo x Grêmio em Brasília
Atualmente com dez pontos, o Brasil ocupa a quinta colocação das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Antes de vir à Brasília, a Seleção Canarinho enfrenta o Chile em, 10 de outubro, às 21h. Cinco dias depois, 15, enfrenta o Peru no Mané Garrincha, às 21h45.
Últimas partidas no Mané
Ainda em 2021, a Seleção Canarinho esteve na capital federal pela primeira rodada da Copa América, num confronto contra a Seleção Venezuelana. No entanto, devido às circunstâncias da COVID-19, a partida foi realizada com os portões fechados. Marquinhos, Neymar e Gabriel Barbosa marcaram na vitória brasileira por 3 a 0. Antes do confronto, a Venezuela enfrentou uma crise de coronavírus dentro da delegação. Ao todo, 13 pessoas – atletas e membros da comissão – foram infectados pela doença e acabaram cortados; devido às baixas, 15 novos jogadores tiveram de ser convocados.
O último encontro entre a Seleção e a torcida do Distrito Federal aconteceu de fato em 5 de junho de 2019. A partida em questão era um amistoso contra o Catar, de olho na preparação para a Copa América. A Canarinho venceu por 2 a 0, com gols de Richarlison e Gabriel Jesus. No início do jogo, Neymar saiu contundido e só retornaria à representar o país no ano seguinte.