Mais nova competição do calendário oficial da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), a Copa Brasília Sub-20 está com praticamente tudo pronto para a realização da primeira edição. Na tarde desta sexta-feira (20/9), a entidade máxima do futebol local divulgou os detalhes definidos em reunião do conselho arbitral. A disputa de categorias de base ocorrerá entre outubro e novembro.
Conforme os critérios estabelecidos pela FFDF, os oito clubes mais bem colocados na última edição do Campeonato Candango Sub-20 ganharam o direito de disputarem a Copa Brasília. Com isso, os classificados para a primeira edição do torneio de base são Real Brasília, Brasiliense, Gama, Capital, Canaã, Samambaia, Paranoá e Luziânia. A bola rola em 19 de outubro, com final em 30 de novembro.
Na primeira fase, as oito equipes vão duelas em turno único, com cada equipe entrando em campo sete vezes. Os dois mais bem colocados avançaram para decidirem a taça, em partida única. Com as melhores classificações no Candangão Sub-20, Real Brasília, Brasiliense, Gama e Capital vão ter o maior número de mando de campos (quatro contra três dos demais concorrentes ao título.
O conselho arbitral desta sexta-feira (20/9) foi dirigido por Márcio Coutinho, diretor técnico de competições da FFDF. “Além de darmos mais oportunidades para os times manterem atividade por mais tempo nas categorias de base, pensamos na preparação das nossas equipes classificadas para a Copa São Paulo que, para 2025, são Real Brasília, Brasiliense e Canaã”, ponderou o dirigente do futebol local.
A primeira rodada está com o diagrama definido. Nela, o Capital recebe o Real Brasília, o Brasiliense tem o mando de campo diante do Luziânia, o Canaã atuará como mandante contra o Paranoá e o Samambaia exercerá o fator casa frente ao Gama. As demais rodadas da primeira fase da temporada de 2024 da Copa Brasília Sub-20 serão divulgadas no site oficial da FFDF nas próximas semanas.
Primeira rodada
Capital x Real Brasília
Brasiliense x Luziânia
Canaã x Paranoá
Samambaia x Gama