Na tarde deste domingo (1/9), o Brasiliense recebeu o Retrô no Estádio Serejão em jogo de volta válido pelas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O clube do Distrito Federal precisava vencer o adversário por dois gols de diferença para se classificar para as semifinais e garantir o acesso à Série C. Porém, com o resultado em 1 a 0, a decisão foi para os pênaltis e a equipe pernambucana se deu melhor. Com o resultado, o Jacaré só disputará o Candangão em 2025.
A tarde na praça esportiva em Taguatinga estava muito bonita. Mesmo com o calor e um clima bastante seco, muitos torcedores compareceram ao Serejão e encheram as arquibancadas que estão liberadas para receber público. Muitos adeptos entraram no decorrer do primeiro tempo e fizeram uma linda festa. O Brasiliense venceu nos 90 minutos com gol de Rodolfo. Além disso, teve a oportunidade de garantir a classificação durante o tempo normal, mas desperdiçou muitas chances.
Clique e saiba mais
- Brasiliense cai para o Retrô nos pênaltis e fica sem acesso à Série C
- Sala de imprensa #19: O utilitarista e o Brasiliense
- Luziânia sai na frente, mas Sobradinho vira e garante vitória na Segundinha
Nos pênaltis, o Jacaré acabou perdendo por 3 a 2 para o Retrô. Kaio Nunes isolou a bola na segunda cobrança do Brasiliense. Quarto batedor, Netinho viu Darley defender a penalidade. A mesma coisa aconteceu com Gabriel Galhardo. Enquanto isso, Giva, Fialho e Alex Reinaldo converteram para o Retrô. O clima no estádio foi de velório após o árbitro Bruno Arleu, do Rio de Janeiro, encerrar as cobranças de pênalti.
Com o resultado, o Brasiliense acabou eliminado da Série D, sem conseguir o acesso à Série C. Por não ter chegado até as finais do Candangão deste ano, já que foi eliminado pelo Capital nas semifinais, o Jacaré não conseguiu garantir uma vaga para as competições nacionais: Série D do Brasileirão e Copa do Brasil. Com isso, a única competição que o esquadrão amarelo disputará em 2025 será o Candangão. Uma possível chegada nas finais garante calendário nacional para o clube em 2026.
A última vez que o Brasiliense teve um calendário tão enxuto foi em 2017. Naquela temporada, o Jacaré disputou somente o Campeonato Candango, ficando de fora também da Série D, Copa do Brasil e Copa Verde. Naquele ano, o esquadrão amarelo levantou a taça do Candangão após derrotar o Ceilândia na final. Com o título, o clube voltou a ter um calendário cheio no ano seguinte.
Copa Verde
O Brasiliense pode ter uma esperança em 2025. Além do Campeonato Candango, o Jacaré poderá abocanhar uma vaga na Copa Verde através do Ranking Nacional de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além dos classificados diretamente para a competição regional, o esquadrão amarelo pode garantir a classificação no torneio por ser um dos melhores times não classificados de forma direta pela federação. São quatro vagas distribuídas para os quatro melhores times ranqueados no RNC. Porém, isso só será definido com a aproximação da Copa Verde e se essa fórmula de classificação se manter.