Os primeiros 90 minutos na briga por uma vaga nas quartas de final da Série D do Brasileirão terminaram melhor para o Brasiliense. O Jacaré venceu o Brasil-RS no estádio Bento de Freitas, em Pelotas, na tarde deste domingo (11/8), por 4 a 1. Joãozinho, Gui Mendes, Tobinha e Gabriel Pedra anotaram para o time do Distrito Federal, e Léo Santos descontou para o representante do Rio Grande do Sul. Agora, a equipe de Luiz Carlos Winck entrará em campo no próximo domingo (18/8), às 15h30, no estádio Serejão, com boa vantagem na luta pelo acesso à terceira divisão nacional.
O Brasiliense fez um ótimo primeiro tempo em solo gaúcho. Joãozinho abriu o placar após sobra na área com 25 minutos de partida. Nos minutos finais da etapa inicial, Tarta deu belo passe para Gui Mendes, que bateu na saída do goleiro e fez 2 a 0 para o Jacaré. Na segunda etapa, o Jacaré aumentou a vantagem com gol de Tobinha aos 30 minutos. Quatro minutos depois, Léo Santos diminuiu o prejuízo para os gaúchos. Nos minutos finais, Gabriel Pedra finalizou de longe, contou com falha do goleiro Thierry e decretou a vitória do Brasiliense por 4 a 1.
Brasiliense abre dois gols de vantagem
Mandante, o Brasil buscou o ataque logo nos minutos iniciais, mas a defesa candanga mostrou solidez. Aos oito, Márcio Duarte arriscou de fora da área e tirou tinta do travessão de Thierry. Com 16′, o Brasiliense teve uma falta na entrada da área, mas Nenê Bonilha colocou muita força e a bola subiu. Aos 24′, o Jacaré contou com uma perda significativa: saída por contusão de Nenê Bonilha. Porém, logo após a saída do camisa 10, o Brasiliense marcou. Após cruzamento na área, Patryck ajeitou no peito, a zaga afastou, mas no rebote, Joãozinho chutou com força e abriu o placar.
Com 26′, Netinho chutou de longe e Thierry defendeu. No lance seguinte, Adriano Klein fez o pivô, Rafael arriscou de longe e a bola foi para fora. Dez minutos depois, o Brasil jogou a bola na área, a defesa candanga afastou e no rebote, Maurício bateu firme por cima do travessão. Aos 40′, Rafael cobrou falta duas vezes na barreira, Samoel Pizzi chutou mascado no rebote e a bola sobrou para Lopes, que livre, chutou para o gol e obrigou Matheus Kayser a fazer boa defesa. Três minutos depois, Tarta deu bom passe para Gui Mendes, que bateu na saída do goleiro e aumentou o marcador.
Goleada decretada e vaga encaminhada
Aos dois minutos, em cobrança de falta na área, Lucão cabeceou firme e Matheus Kayser fez boa defesa jogando para escanteio. Três minutos depois, após escanteio, Mário Henrique aproveitou a sobra na entrada da área e bateu forte por cima do travessão. Com 12′, Danilo cruzou na área, Lucão desviou e Mário Henrique apareceu livre para finalizar, mas Matheus Kayser salvou o Brasiliense. Após a pressão inicial sofrida, o Brasiliense controlou o confronto.
A situação do Brasiliense ficou ainda melhor com 30 minutos de partida. Tarta cobrou escanteio, Keynan desviou e Tobinha, livre na pequena área, estufa a rede do arqueiro gaúcho. Quatro minutos depois, também em cobrança de escanteio, a defesa não conseguiu afastar e Léo Santos aproveitou, com o gol livre, para diminuir o marcador. Aos 41′, após cruzamento na área, Queiroz furou e no rebote, Lisandro bateu mascado na rede pelo lado de fora. Com 51′, Gabriel Pedra chutou de longe, Thierry falhou e o clube da capital federal marcou o quarto gol na partida.
O que vem por aí na Série D
Com a vaga bem encaminhada, o Brasiliense volta a campo no próximo domingo (18/8). O Jacaré recebe o Brasil no estádio Serejão, às 15h30. Para garantir vaga nas quartas de final da Série D do Brasilierão, a equipe de Luiz Carlos Winck pode perder por até dois gols de diferença que garante a vaga. Do outro lado, o clube gaúcho precisa vencer por três gols de diferença para levar a disputa para as penalidades máximas ou fazer quatro ou mais gols para se classificar.
Brasil-RS 1
Thierry; Samoel Pizzi (Léo Santos ⚽), Lopes, Maurício Moraes e Mário Henrique; Araújo (Nycollas Queiroz), Maurício (Marcinho), Matheus Guimarães (Danilo) e Rafael; Adriano Klein 🟨 e Lucão (Lisandro).
Técnico: Marcelo Caranhato
Brasiliense 4
Matheus Kayser; Netinho, Keynan, Igor Morais e Márcio Duarte; Gabriel Galhardo, Tarta 🟨 (Dudu) e Nenê Bonilha (Gui Mendes ⚽); Joãozinho ⚽ (Tobinha ⚽), João Santos (Kaio Nunes) e Patryck (Gabriel Pedra ⚽).
Técnico: Luiz Carlos Winck