O Brasil está na final do futebol feminino na Olimpíada de Paris 2024! Na tarde desta terça-feira (6/8), a Seleção Brasileira enfrentou a Espanha na semifinal dos Jogos Olímpicos. As duas seleções haviam se encontrado anteriormente na fase de grupos, com vitória espanhola. Com outra postura e colocando as adversárias na roda, o Brasil goleou por 4 a 2. Gabi Portilho, nascida no Distrito Federal, marcou um dos gols da classificação à final.
Depois de eliminar a França, a Seleção Brasileira manteve a boa atuação contra as donas da casa diante da Espanha. Pressionando a saída de bola do início ao fim, sem abdicar de atacar o adversário, o Brasil logo abriu o placar aos cinco minutos do primeiro tempo. Depois de um recuo para a goleira, Cata Coll chutou para frente, porém, a bola desviou em Priscila e explodiu na defensora espanhola, a redonda só teve o trabalho de morrer no fundo da rede: 1 a 0.
Depois do gol a Espanha cresceu na partida e começou a assustar o Brasil. Enquanto isso, a seleção canarinho levava bastante perigo nos contra-ataques, por muitas vezes quase marcando o segundo gol. O tento veio no finzinho dos 45 minutos iniciais. Depois de bom cruzamento vindo da esquerda, Gabi Portilho, sozinha, bateu de perna direita para as redes, a bola morreu no cantinho da goleira Cata Coll: 2 a 0.
Clique e saiba mais
- Brasiliense volta a jogar as oitavas de final da Série D após quatro anos
- Série D: CBF divulga detalhes dos confrontos das oitavas de final
- Pela quarta vez na história, Brasiliense avança às oitavas da Série D
Na volta dos vestiários, a Espanha se desesperou e foi com tudo para o ataque. Porém, o Brasil era forte contra atacando as adversárias, levando muito perigo e bastante perto do terceiro gol. E ele veio. Aos 25′, Priscila recebeu ótimo passe de Yaya. A camisa número 19 correu bastante no campo de ataque até encontrar Adriana dentro da área. A finalização explodiu no travessão e ficou com Gabi Portilho, que novamente encontrou Adriana. Desta vez a atacante mandou para o fundo do gol: 3 a 0.
Aos 39′, a Espanha diminuiu o placar depois de escanteio cobrado na área. Depois do gol, as espanholas se mandaram para o ataque, deixando o sistema defensivo totalmente escancarado. E como durante toda a partida, o Brasil aproveitou. Kerolin roubou a bola no campo ofensivo, carregou a redonda e mandou por baixo das pernas de Cata Coll: 4 a 1. No fim, a Espanha ainda diminuiu o marcador mais uma vez: 4 a 2.
Depois do apito final, as jogadoras brasileiras comemoram bastante. Agora, na busca pela medalha de ouro, o Brasil enfrenta os Estados Unidos na final da Olimpíada de Paris 2024. O confronto será no próximo sábado (10/8), às 12h, horário de Brasília. Em Olimpíadas anteriores, a seleção já alcançou as medalhas de prata e bronze, buscando na França o ouro inédito. A decisão do terceiro lugar e pelo bronze será entre Espanha e Alemanha.