A segunda fase da Série D do Brasileirão chegou ao fim na noite deste domingo (4/8). O Brasiliense, único representante do Distrito Federal na competição, eliminou o Real Noroeste-ES e enfrentará o Brasil-RS pelas oitavas de final do certame. Caso derrote a equipe gaúcha, o Jacaré precisará da calculadora para descobrir o próximo adversário. Nas quartas, as oito equipes classificadas são ranqueadas do primeiro ao oitavo colocado conforme a sua pontuação conquistada durante todo o campeonato e posteriormente, os confrontos são definidos.
Classificado como primeiro colocado do Grupo 5, o Brasiliense chegou à segunda fase com favoritismo sobre o Real Noroeste-ES, quarto colocado do Grupo 6. O primeiro confronto terminou com 2 a 0 para o Jacaré, gols de João Santos e Nenê Bonilha. Na partida de volta, no estádio Serejão, o clube capixaba abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, gols de Rodrigues Piauí e Juninho Potiguar, e ligou o alerta na equipe de Luiz Carlos Winck. Antes do intervalo, o Brasiliense diminuiu com Joãozinho. No segundo tempo, Gui Mendes marcou um golaço e decretou a classificação candanga.
Conforme o regulamento da competição, o adversário do Brasiliense viria do confronto entre Brasil-RS e Água Santa-SP. No primeiro duelo, fora de casa, a equipe do Rio Grande do Sul venceu por 2 a 1. Na volta, o clube xavante goleou por 3 a 0 e avançou com tranquilidade às oitavas da competição. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu as datas, locais e horários dos confrontos, mas os mandos já estão definidos: primeiro duelo será em Pelotas e a volta em Brasília.
Outros classificados às oitavas
Além do Brasiliense e Brasil, outras 14 equipes se classificaram às oitavas da Série D. Manauara (eliminou Tocantinópolis), Retrô (eliminou o América-RN), Altos (eliminou o Princesa de Solimões), Treze (eliminou o ASA), Manaus (eliminou o Maranhão), Iguatu (eliminou o Jacuipense), Porto Velho (eliminou o River-PI), Itabaiana (eliminou o Atlético-CE), Portuguesa-RJ (eliminou o Mixto-MT), Maringá (eliminou o Novo Hamburgo), Nova Iguaçu (eliminou o CRAC), Inter de Limeira (eliminou o Avenida), Anápolis (eliminou o Itabuna) e o Cianorte (eliminou o Costa Rica) são os clubes que disputarão oito vagas nas quartas.
Para as quartas, os oito clubes classificados serão ranqueados da primeira até a oitava colocação conforme a pontuação conquistada durante toda a competição. Após o ranqueamento, o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo duela contra o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto e por fim, o quarto colocado disputa uma vaga contra o quinto. Até a fase atual, o Maringá, com 38 pontos, possui a melhor campanha geral. O Brasiliense com dois pontos a menos, é o terceiro. Adversário do Jacaré, o Brasil ocupa a 13ª colocação.
Confrontos das oitavas da Série D
À esquerda, as equipes que farão o primeiro jogo em casa.
- Retrô–PE x Manauara–AM
- Altos–PI x Treze–PB
- Manaus–AM x Iguatu–CE
- Itabaiana–SE x Porto Velho–RO
- Brasil–RS x BRASILIENSE
- Portuguesa–RJ x Maringá–PR
- Inter de Limeira–SP x Nova Iguaçu–RJ
- Cianorte–PR x Anápolis–GO