O Brasiliense está bem próximo das oitavas de final da Série D do Brasileirão. Na tarde deste sábado (27/7), no estádio Joaquim Alves de Souza, em Barra de São Francisco, Espírito Santo, o Jacaré venceu o Real Noroeste-ES por 2 a 0, gols de João Santos e Nenê Bonilha. Com boa vantagem, o clube candango volta a campo pelo jogo de volta da segunda fase em 4 de agosto, às 15h30, no estádio Serejão.
Mesmo visitante, o Brasiliense se sentiu em casa no Espírito Santo. A equipe candanga chegou com perigo em três oportunidades. Em uma delas, João Santos aproveitou a falha do sistema defensivo e abriu o placar. Na volta do intervalo, o confronto contou com mais emoção. Logo nos primeiros minutos, Nenê Bonilha acertou o ângulo em cobrança de falta e marcou um golaço. Além dos dois gols, o Real Noroeste sofreu com a expulsão do meia Ferrugem. Mesmo com um a menos, a equipe capixaba foi para o ataque e contou com boas oportunidades, mas não balançou as redes de Matheus Kayser.
Brasiliense à frente com gol de João Santos
Mandante, o Real Noroeste foi o primeiro clube a finalizar. Djavan, aos oito minutos, arriscou de longe, mas Matheus Kayser defendeu. Quatro minutos depois, Nenê Bonilha jogou na área, Patryck ajeitou de cabeça e Tarta, de primeira, chutou mal por cima do gol. Com 15′, Nenê Bonilha finalizou de fora da área e Neguet, no canto esquerdo, espalmou para escanteio. Aos 31′, Vitinho também tentou de longe, mas a bola perdeu força e Matheus Kayser defendeu com tranquilidade.
No minuto seguinte, Patryck tabelou com Joãozinho, recebeu na entrada da área e livre, chutou por cima, desperdiçando grande oportunidade de abrir o placar. Aos 37′, o Brasiliense abre o placar. Em cobrança de lateral de Netinho, Rômulo cabeceou para trás, João Santos pegou de primeira e a bola ainda desviou em Ângelo antes de balançar as redes de Neguet.
Nenê Bonilha marca um golaço e decreta vitória do Brasiliense
Antes do primeiro minuto ser completado, o Brasiliense chegou com perigo. Patryck recebeu na lateral direita de ataque, avançou, bateu cruzado e Neguet faz boa defesa. Aos quatro minutos, Nenê Bonilha marcou um golaço. O camisa dez do Jacaré cobrou falta no ângulo e a bola ainda bateu no travessão antes de estufar as redes do goleiro capixaba. Com dez minutos, Renatinho recebeu na entrada da área pelo lado direito de ataque, bateu rente à trave direita e Matheus Kayser jogou para escanteio.
Aos 14′, o Jacaré perdeu excelente oportunidade. Patryck saiu em contra-ataque, limpou o defensor e na entrada da área, isolou a bola. Joãozinho, ao lado, estava sem marcação e ficaria cara a cara com o arqueiro capixaba. Dez minutos depois, Vitinho tocou para Ryan, o lateral cruzou na área, Piauí cabeceou firme e a bola tirou tinta do travessão de Matheus Kayser. A situação do clube capixaba ficou ainda mais difícil com a expulsão de Ferrugem. O meia do Real Noroeste cortou o zagueiro Igor Morais e caiu na área pedindo pênalti, mas o árbitro marcou simulação, aplicou o segundo amarelo e expulsou o atleta.
Com 37′, após falta cobrada na área, Rômulo aproveitou a sobra, chutou para o gol, a bola desviou na defesa do Brasiliense e Matheus Kayser, já caído para o lado oposto, se esticou e jogou a bola para escanteio. Três minutos depois, em nova falta na área, Renatinho desviou de cabeça e Matheus Kayser impediu o primeiro gol capixaba.
O que vem por aí na Série D
A vitória por 2 a 0 deixou o Brasiliense bem próximo da vaga às oitavas da Série D do Brasileirão. A equipe candanga pode até perder por um gol de diferença que garante a classificação. O confronto de volta da segunda fase ocorrerá em 4 de agosto, um domingo. A partida tem início programado para às 15h30 no estádio Serejão. Caso o Jacaré perca por dois gols de diferença, a vaga será decidida em cobranças de pênaltis. Caso o revés seja por três gols ou mais, o Real Noroeste às oitavas.
Real Noroeste-ES 0
Neguet; Ângelo (Ryan), Felipe Ferreira, Rômulo 🟨 e Arlen; Salvador, Djavan 🟨 (Ferrugem 🟨🟨🟥) e Robert (Renatinho); Juninho 🟨 (Caxito), Vitinho (Felipe Alves) e Piauí.
Técnico: Duzinho Reis
Brasiliense 2
Matheus Kayser; Netinho, Keynan, Igor Morais e Márcio Duarte; Gabriel Galhardo 🟨 (Dudu), Tarta (Aldo) e Nenê Bonilha ⚽🟨 (Lila); João Santos ⚽ (Romário), Joãozinho (Ian Carlos) e Patryck.
Técnico: Luiz Carlos Winck