Após cinco vitórias consecutivas na Série D do Campeonato Brasileiro, o Brasiliense voltou a perder pontos na competição. Na tarde deste sábado (22), o Jacaré viajou até o estado do Mato-Grosso, para visitar o União Rondonópolis, pela 10º rodada da quarta divisão nacional. Em campo, o Brasiliense dominou a etapa inicial e marcou o primeiro gol da partida com Tobinha. No segundo tempo, os papéis se inverteram e os donos da casa deixaram tudo igual com Brener: 1 a 1.
Desta forma, o Jacaré segue com a invencibilidade de oito jogos na competição, com cinco vitórias e três empates. Entretanto, o empate pode ter alguns prejuízos à equipe de Luis Carlos Winck. Agora, a diferença entre o Brasiliense (líder) e o Anápolis (vice-líder), cai para três pontos. Outro ponto é que o time amarelo poderia carimbar a vaga ao mata-mata ainda nesta rodada, em caso de vitória sobre o União-MT e uma possível vitória do Iporá sobre o Anápolis.
Em campo, durante a primeira etapa, o Brasiliense desmontou a mesma qualidade apresentada nas partidas anteriores e não deu chances à equipe do União. Desta forma, o ‘Jaca’ abriu o placar aos 32′, com Tobinha. Para o segundo tempo, os papéis se inverteram: agora, eram os mato-grossenses quem dominavam o jogo. O gol de empate veio aos 2′ da etapa final, com Brener, em uma bomba de fora da área.
Primeiro tempo
Mesmo fora de casa, o Brasiliense iniciou a partida dominante, sem deixar o adversário respirar. A equipe do Jacaré tinha paciência para trocar passes e aguardar pelos momentos de infiltração pelas laterais e abusava de cruzamentos em direção à área. Neste estilo, ainda aos 4′ da etapa inicial, Netinho saiu em velocidade pelo lado direito e cruzou em direção a Nenê Bonilha, que não alcançou a bola para fazer o desvio.
Desta forma, o Brasiliense criava as principais chances do certame. Na marca de 25′, Netinho avançou até a linha de fundo e tocou para Matheus Baptista quase anotar um golaço no Estádio Estádio Luthero Lopes. O camisa nove pegou de primeira, em um voleio, mas o travessão impediu o gol do centroavante. No rebote, a bola ainda pegou nas pernas do goleiro do União Rondonópolis e por pouco não terminou no fundo das redes.
Enfim, tamanha insistência fez efeito na marca de 32′. Da mesma forma em que criara a chances anteriores, o Jacaré abriu o placar. Desta vez, João Santos fez a finta pelo lado esquerdo e tocou rasteiro em direção à pequena área. Matheus Baptista fez o corta luz e ajudou a enganar a defesa mato-grossense. Em suas costas, Tobinha apareceu apenas para arrematar ao fundo das redes e assinalar o gol do Brasiliense: 1 a 0.
Segundo tempo
Antes do término da primeira etapa, o União havia tido uma significativa melhora de desempenho, mesmo não conseguindo oferecer perigo ao gol do Brasiliense. Os donos da casa subiam as linhas e ocupavam o campo de ataque. Logo no início da etapa final, os mato-grossenses aproveitaram a primeira chance que tiveram: após cobrança de escanteio, Brenner apareceu livre na entrada da área para mandar uma bomba no canto esquerdo de Matheus Kayser e deixar tudo igual no placar.
Se o primeiro tempo foi dominado pelo Brasiliense, no segundo, os papéis se inverteriam. Desta vez, eram do União Rondonópolis as principais chances da partida. Na marca de 18′, por pouco, os mandantes não viraram o placar. Jean Patrick cobrou falta e o camisa três subiu mais alto do que a defesa do Jacaré para escorar de cabeça. Desta vez, a trave evitou o gol dos donos da casa.
Tamanha queda de desempenho do Brasiliense foi refletida nas finalizações. O primeiro chute a gol da equipe amarela veio apenas aos 21′, com Kaio Nunes. O camisa 20 acabara de entrar na partida, no lugar de Tobinha, e havia recebido passe na entrada da área de Gui Mendes. Assim, o atacante cortou para dentro e bateu colocado, mas o goleiro X estava bem posicionado para defender e encaixar.
Clique e leia mais:
- Imbatível: Brasiliense bate o Capital e soma sete jogos invicto na Série D
- Real Brasília leva vantagem sobre o Luziânia nas quartas do Candanguinho
- Candanguinho: Canaã e Gama empatam na partida de ida das quartas de final
Brasiliense 1
Matheus Kayser 🟨; Netinho 🟨, Renan Dutra, Igor Morais e Márcio Duarte; Gabriel Galhardo (Aldo), Dudu (Tarta 🟨), Nenê Bonilha (Gui Mendes); João Santos (Joãozinho); Tobinha ⚽ (Kaio Nunes) e Matheus Baptista 🟨.
Técnico: Luís Carlos Winck
União Rondonópolis 1
Elias; Weriton, Lucão 🟨, Marcão e Alex Nagib (Brenner ⚽); Leonardo (Índio 🟨), David Souza (Padu) e Thomás; Jean Patrick, Toninho (Pikachu) e Érik (Willian Barão).
Técnico: Luciano Dias