Por Danilo Queiroz
A péssima semana do Sobradinho terminou neste sábado (25/5) da pior forma possível. Sem presidente, alguns jogadores e com novo técnico, o clube alvinegro foi até o Rio de Janeiro para enfrentar a Portuguesa precisando vencer para se manter vivo na Série D do Campeonato Brasileiro. Porém, o Leão da Serra não conseguiu se impôr, foi derrotado pelo time carioca por 2 a 0 e acabou sendo eliminado da competição nacional após quatro rodadas e nenhum ponto conquistado.
O time do Distrito Federal terá agora outras duas partidas onde apenas cumprirá tabela na Série D diante da Caldense-MG, fora de casa, e do Vitória-ES, dentro do estádio Augustinho Lima. Sem chances de classificação para a segunda fase da quarta divisão brasileira, o Sobradinho poderá utilizar as partidas apenas para iniciar a preparação visando a disputa da Copa Verde, que começará em 27 de julho. O torneio regional é o último compromisso do alvinegro na temporada de 2019.
Primeiro tempo teve Sobradinho apagado
A péssima situação do Sobradinho na Série D começou logo nos primeiros momentos da partida. Buscando a vitória para seguir com boas chances de classificação, o time carioca passou a pressionar logo nos primeiros minutos. Com cinco minutos, o goleiro Léo Rodrigues já foi obrigado a trabalhar em bom chute de Alex. Dez minutos depois, o mesmo Alex teve nova oportunidade de cabeça e acabou parando na trave. Aos 25, não teve jeito: Dieguinho fez boa jogada e passou para Davi Ceará abrir o placar de fora da área.
Na frente do marcador, a Portuguesa diminuiu seu ímpeto ofensivo e passou a valorizar a posse de bola como estratégia na partida. Com isso, o Sobradinho passou a ser um pouco mais agressivo. Entretanto, o clube da capital federal esbarrava na defesa carioca, que impedia qualquer criação de boas jogadas por parte do alvinegro. A ineficiência ofensiva da equipe comandada pelo estreante Paulo Pereira foi tanta que o Leão da Serra não conseguiu nenhuma jogada de perigo no primeiro tempo.
Gol de pênalti enterrou chances do Leão da Serra
Na etapa final, o Sobradinho foi para o tudo ou nada. Logo aos três minutos, Dedé fez cruzamento na medida para Murillo. O jogador alvinegro cabeceou conforme manda o manual e obrigou o goleiro Jefferson a fazer grande defesa. Com o susto, os cariocas voltaram a atacar e colocaram o último prego no caixão do Sobradinho aos 11 minutos quando Rodriguinho foi derrubado dentro da grande área. Na cobrança, Alex bateu no canto e aumentou a vantagem da Portuguesa.
Abatido com a desvantagem, o Sobradinho caiu ainda mais de produção e não conseguiu ameaçar a Lusa carioca em nenhum momento da partida. Com os dois gols de vantagem, a Portuguesa também optou por se preservar e abdicou do ataque para não sofrer nenhum risco de acabar sendo vazada pelo time candango. Aos 37, Vitinho teve ainda boa chance de aumentar ainda mais o placar para os donos da casa, mas acabou desperdiçando e dando números finais ao jogo: 2 a 0.
PORTUGUESA-RJ 2
Jefferson (Ranule); Dieguinho, Diego Guerra, Marcão e Diego Maia (Vitinho); Muniz, Rezende, Romarinho (Arlen) e Davi Ceará; Alex e Rodriguinho
Técnico: Edson Souza
SOBRADINHO 0
Léo Rodrigues; Dedé, Jaílton, Hyago e Kaká; Robinho, Andrei Alba (Werick), João de Deus (Pedrinho) e Filipe Cirne; Tom Tom e Murilo (Leandro Aguiar)
Técnico: Paulo Pereira