Por Danilo Queiroz
A Seleção Brasileira de Vôlei Feminino não resistiu ao seu principal teste na etapa de Brasília da Liga das Nações. Após terem vencido a China com facilidade na estreia no torneio internacional, as meninas brasileiras voltaram à quadra do Ginásio Nilson Nelson na noite desta quarta-feira (22/5), mas acabaram sendo derrotas pela República Dominicana por 3 sets a 1. As parciais do confronto que garantiram o segundo triunfo das caribenhas na competição foram 25/22, 25/20, 22/25 e 28/26.
No primeiro set, os erros cometidos pelo time brasileiro aliados à qualidade das jogadores dominicanas acabaram minando o desempenho do time do técnico Zé Ricardo. Assim, as visitantes logo abriram 4 a 1. Na sequência, o Brasil até que teve uma melhora no quesito ofensivo chegando a deixar o jogo em 16 a 15. Porém, o time caribenho continuava derrubando bolas quando podia e se aproveitou dos erros de saque das meninas brasileiras para fechar a primeira parcial em 25 a 22.
No segundo set, a seleção brasileira voltou mais ligada e saiu na frente do marcador. Porém, novamente abusando dos erros do Brasil, a República Dominicana logo virou a partida e abriu 8 a 5. Na batuta de Gabi, o time nacional chegou a encostar, obrigando o time dominicano a pedir tempo. Com a atenção recuperada, as visitantes retomaram as rédeas do jogo e 19 a 14. Mesmo com o time de Zé Ricardo voltando ao jogo, as caribenhas aproveitaram a margem para fechar a parcial em 25 a 20.
Precisando vencer para se manter vivo, o Brasil retornou para o terceiro set com nova postura. Mais ligadas, as meninas abriram 6 a 2 no marcador. Tentando crescer na partida, as dominicanas voltaram a apostar no alto bloqueio e diminuíram a diferença. Contando com Amanda, o time brasileiro chegou ao fim da parcial na frente por um ponto de vantagem. Também sob a batuta de Gabi e Mara contou com a força da torcida brasiliense para fazer 25 a 22 e diminuir a vantagem no jogo para 2 a 1.
No quarto set, as brasileiras mostraram que estavam a fim de uma grande reação na partida. Logo no primeiro ponto, Gabi salvou uma bola com o pé de forma espetacular. Porém, as dominicanas esboçaram uma reação e viraram para 8 a 6. Com o tempo obrigatório, o Brasil parecia ter tomado o rumo e voltou à frente abrindo três pontos de diferença. Entretanto, o bloqueio dominicano voltou a atrapalhar e as visitantes voltaram a frente no fim do set e seguiram pontuando até fechar a parcial em 28 a 21 e o jogo em 3 a 1.
Match point!! High tension on a historic point for the Dominican Republic ?? @VoleiFemRD, as they completed their 1-3 (22-25, 20-25, 25-22, 26-28) win over Brazil ?? @volei in Brasilia! #VNL #BePartOfTheGame #volleyball #VNLwomen pic.twitter.com/uDDJv4nky1
— Volleyball World (@FIVBVolleyball) 23 de maio de 2019
Amanhã tem mais Brasil no Nilson Nelson
A quinta-feira (23/5) será de despedida da Liga das Nações do Distrito Federal. Em sétimo lugar na tabela geral da competição, o Brasil entrará na quadra do Ginásio Nilson Nelson às 20h para medir forças com a seleção da Rússia, que durante a tarde de hoje venceu a China por 3 sets a 1 subindo para o nono lugar e deixando as asiáticas em 14º na classificação. Às 17h, chinesas e dominicanas, que estão em quarto no torneio, também fazem seu último jogo em solo candango.