A sexta e penúltima rodada da Série A2 do Brasileirão Feminino terminou no último fim de semana com sete dos oito jogos programados. A exceção foi Juventude-RS x Mixto-MT, adiado devido às fortes chuvas que inundaram boa parte do Rio Grande do Sul. Representante do Distrito Federal, o Minas Brasília vem de vitória contra o Doce Mel e sonha com a classificação à próxima fase, mas ainda olha com atenção para a briga contra o rebaixamento à terceira divisão nacional.
Na quinta posição do Grupo A, o Minas Brasília somou duas vitórias nos últimos dois jogos e voltou a sonhar com a classificação à fase mata-mata, destinado aos quatro clubes mais bem colocados de cada chave. A equipe de Jorge Marinho venceu dois, empatou um e perdeu outros três jogos. As Minas marcaram seis vezes, tendo sido vazadas em cinco oportunidades. O último compromisso pela Série A2 ainda não tem data confirmada. A partida será em casa contra o Juventude.
Briga pela classificação
Para se classificar, o Minas Brasília precisa de uma vitória e torcer por um empate entre Taubaté e Athletico. Caso a equipe candanga empate ou perca, não há mais possibilidade de classificação. Com o resultado positivo, As Minas chegariam a dez pontos. À frente do clube estão Bahia (13 pontos), Taubaté e Athletico (9) e Mixto-MT (8). O clube baiano e o mato-grossense estão com cinco jogos, ambos adiados contra o Juventude-RS. O time gaúcho, com 6 pontos, jogou apenas três vezes.
Além de uma vitória na última rodada contra o Juventude, o Minas Brasília precisará de combinações de resultados. O cenário mais favorável vem do confronto Taubaté x Athletico. Um empate entre as equipes é o suficiente. Com o empate, os clubes chegariam a dez pontos, a mesma pontuação – caso vença – do Minas Brasília. Porém, o representante do Distrito Federal acumularia três vitórias contra duas de Taubaté e Athletico. Desta forma, todos os outros resultados do grupo não influenciariam na classificação.
Se uma das duas equipes sair vencedora, a classificação ainda é possível. A primeira possibilidade é torcer para o Mixto não vencer nenhum dos confrontos restantes – Juventude e Doce Mel. Dois empates fariam o clube mato-grossense chegar a dez, mas na mesma situação de Athletico e Taubaté: apenas duas vitórias contra três do Minas Brasília. Assim, os demais resultados não impactariam na classificação.
Caso saia vencedor entre Taubaté x Athletico e o Mixto vença qualquer um dos dois jogos restantes, a combinação vem do Juventude. A equipe gaúcha poderia somar até quatro pontos oriundos de uma vitória e um empate, perdendo os outros dois confrontos – um necessariamente para o Minas Brasília. Assim, o clube da capital federal e o gaúcho totalizariam dez pontos, advindos de três vitórias, um empate e três derrotas. O que definiria classificação para um ou outro seria o saldo de gols: hoje 2 positivo para o Juventude contra 1 do Minas.
Olho no rebaixamento
Apesar das possibilidades de classificação, o Minas Brasília mantém as chances de rebaixamento. No regulamento da competição, os quatro últimos colocados, independente da quantidade em cada grupo, são rebaixados à Série A3 do Brasileirão Feminino. Atualmente, As Minas ocupam a nona posição. Em 10º lugar, o Remo tem a mesma campanha do Minas Brasília, mas com saldo −2. Situação semelhante é a do UDA-AL, mas o saldo é ainda pior: −6.
Uma posição acima da zona de rebaixamento, o Juventude soma 6 pontos, mas com quatro jogos ainda a serem disputados. Nas duas primeiras colocações da zona da degola, estão: VF4-PB (6 pontos) e São José (5). Em penúltimo lugar, o Doce Mel não soma nenhum ponto, mas ainda não teve o descenso decretado. A equipe precisa de duas vitórias e uma combinação de resultados para se salvar. Na lanterna, o Recanto-AM, também sem pontuar e com seis jogos, está oficialmente rebaixado à terceira divisão nacional.
Uma vitória espanta qualquer possibilidade de descenso do Minas Brasília. Caso perca seu confronto, o rebaixamento é confirmado com os seguintes resultados: Remo e UDA conquistem ao menos um ponto contra o já rebaixado Recanto e o quarto colocado do Grupo B, Fortaleza, respectivamente; Juventude some três pontos nos quatro confrontos restantes; e o VF4 vença o terceiro colocado, Sport.
Desta forma, Juventude e VF4 chegariam a 9 pontos, e Remo e UDA somam, pelo menos, 8 pontos. Minas Brasília se manteria com 7, despencaria para a 13ª posição – podendo chegar a 14ª se o São José também vencer – e seria rebaixado. Caso conquiste um ponto contra o Juventude, os adversários Remo e UDA precisariam vencer seus confrontos para ultrapassarem As Minas e se salvarem do descenso.
Outra possibilidade é de derrota do Minas Brasília aliada aos resultados negativos de Remo e UDA. Para ser rebaixado, o representante da capital federal teria que perder por uma goleada de pelo menos 9 gols de diferença para o Juventude ou perder de 8 a 0; uma vitória por qualquer placar do São José; e que o UDA perca pelo placar mínimo.
Jogos restantes da Série A2
GRUPO A
- 4ª rodada
Juventude-RS x Doce Mel-BA – data a definir - 5ª rodada
Bahia-BA x Juventude-RS – data a definir - 6ª rodada
Juventude-RS x Mixto-MT – data a definir - 7ª rodada
Bahia-BA x São José-SP – 25 de maio às 15h
Mixto-MT x Doce Mel-BA – 25 de maio às 15h
Athletico-PR x Taubaté-SP – 25 de maio às 15h
Minas Brasília x Juventude-RS – data a definir
GRUPO B
- 7ª rodada
JC-AM x 3B-AM – 25 de maio às 15h
Remo-PA x Recanto-AM – 25 de maio às 15h
Fortaleza-CE x UDA-AL – 25 de maio às 15h
Sport-PE x VF4-PB – 25 de maio às 15h