Após quatro partidas disputadas pela Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino, o Minas Brasília enfim conquistou os primeiros três pontos no torneio. Na manhã deste dia das mães (12), as brasilienses receberam a equipe do São José, para a disputa da quinta rodada da competição. As ‘Minas’ se impuseram e bateram as paulistas por 3 a 0, em partida realizada no Estádio Bezerrão, no Gama. Monse Ayala, Silvânia e Lourdes marcaram para as donas da casa.
Esta vitória recoloca o Minas Brasília na briga por uma vaga no primeiro escalão do futebol nacional, além de aliviar o risco de rebaixamento à terceira divisão. Até esta manhã, a equipe havia perdido três jogos e empatado um. Agora com quatro pontos na tabela de classificação, a equipe do Distrito Federal empata a pontuação junto ao mesmo São José, mas segue na sétima colocação por conta do saldo de gols.
Minas constrói vantagem e administra a vitória na etapa final
Atuando dentro de casa e com a necessidade da vitória nesta manhã, as ‘Minas’ foram à campo posicionadas de maneira ofensiva. A equipe trocava passes até achar brechas na defesa paulista, e finalizou a primeira aos 4′, com Delatorre. Mesmo com a maior posse de bola, as brasilienses tinham dificuldades para chegar na zona de finalização, e pouco arriscaram à meta defendida pelo São José.
Apenas aos 20′ da etapa inicial, as ‘Minas’ chutaria pela primeira vez em direção à meta – esta, mais precisamente, na rede. Suzana impediu a saída de bola após desvio da defesa do São José, e cruzou para a área. A paraguaia Monse Ayala pegou a sobra do bate-rebate e finalizou no canto esquerdo da meta para marcar o primeiro gol da partida – e do Minas Brasília neste Campeonato Brasileiro Série A2.
Quanto às visitantes, mal pouco chegaram ao ataque durante a etapa inicial. A única vez em todo o duelo foi aos 26′, quando a equipe teve oportunidade em bola parada, mas desperdiçou. Dois minutos depois, o erro custaria caro: O Minas Brasília avançou em contra-ataque, até Monse encontrar Silvânia na ultrapassagem pelo lado esquerdo. No domínio, a atacante cortou para o meio e bateu firme no canto esquerdo para assinalar o 2 a 0 no placar.
Atrás no placar, o São José comandou as ações iniciais da etapa final. Durante os dez primeiros minutos, um verdadeiro ‘ataque contra defesa’ foi imposto na partida. Neste período, a equipe de São Paulo somou quatro escanteio. Quando o relógio apontava oito minutos jogados, as paulistas tiveram a chance mais clara até então. Após trocarem passes de pé em pé, Suayane recebeu em condições de finalizar pelo lado direito. Após o forte chute da atacante, a goleira Rubi mandou para a linha de fundo.
Mesmo com a melhora das visitantes no duelo, as equipes pareciam ter guardado as emoções apenas para os primeiros 45′ no Estádio Bezerrão. A equipe do São José chegava a pressionar, mas não levava perigo ao gol defendido por Rubi. Enquanto isso, as ‘Minas’ aproveitavam os vacilos da defesa adversária e contra-ataques para administrar o placar, Na marca de 47′ da etapa final, ainda houve tempo para Lordes mandar uma pancada do meio da rua, encobrir a goleira e fechar o caixão das paulistas: 3 a 0 para o Minas Brasília.
Clique e leia mais:
- Real Brasília desbanca Atlético-MG e volta a vencer na Série A1
- Pelo Brasileirão Feminino Sub-20, Minas Brasília goleia o Cuiabá por 9 a 1
- Candangão Feminino Sub-17 é anunciado pela FFDF com apenas cinco clubes
Minas Brasília – 3
Escalação: Rubi Suzi; Camila Santos (Mayara), Suzana, Edna e Gabi Arcanjo; Juju Freitas, Monse Ayala ⚽ e Karen (Milena); Silvânia ⚽, De la Torre e Lourdes ⚽ (Letícia)
Técnico: Jorge Marinho
São José – 0
Escalação: Stephanie; Tatá, Júlia Becke, Érika e Carol Ladaga (Aninha); Lora Capanema, Mayara Farias e Tabata; Suyane, Debinha e Bianquinha
Técnico: Adílson